Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pomadas anti-inflamatórias: principais indicações e como usar

Dezembro 2020

As pomadas anti-inflamatórias são usadas para tratar a dor e diminuir a inflamação de músculos, tendões e articulações causadas por problemas como artrite, lombalgia, tendinites, entorses ou distensão muscular, por exemplo. Além disso, algumas pomadas anti-inflamatórias podem ser usadas para inflamação na gengiva ou na boca, dor de dente, hemorroidas, após pequenas pancadas ou queda que causam inchaço, vermelhidão, hematoma e dor ao tocar na região.

O uso dessas pomadas pode ser feito para alívio inicial da dor e caso não ocorra melhora dos sintomas em até 1 semana, deve-se ir ao médico pois insistir no uso da pomada pode mascarar os sintomas de uma outra doença, podendo ser necessário outro tipo de tratamento.

As pomadas anti-inflamatórias podem ser encontradas em farmácias e drogarias e o seu uso só deve ser feito sob a orientação de um profissional de saúde, como médico, dentista ou farmacêutico, pois existem muitas pomadas e seus efeitos variam de acordo com o problema identificado. Assim, um profissional de saúde consegue indicar qual a melhor pomada para cada sintoma.

Pomadas anti-inflamatórias: principais indicações e como usar

O uso de pomadas anti-inflamatórias está indicada para situações em que existe dor e inflamação de um músculo, tendão ou articulação, que causa sintomas como vermelhidão, inchaço, dificuldade em movimentar e desconforto.

As principais indicações para uso das pomadas anti-inflamatórias são:

1. Dor muscular

Algumas opções de pomadas anti-inflamatórias para dor muscular são salicilato de metila (Calminex H ou Gelol), diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) ou diclofenaco sódico (Voltaren emulgel).

Essas pomadas também podem ser usadas para contusões, distensão muscular ou entorses que causam inflamação e dor muscular.

Como usar: o Cataflan emulgel, Biofenac gel ou Voltaren emulgel podem ser aplicados de 3 a 4 vezes ao dia na área dolorida. Já o Calminex H ou o Gelol, podem ser usados de 1 a 2 vezes ao dia (no máximo de 12 em 12 horas). Para usar essas pomadas, deve-se massagear levemente o local durante 1 a 2 minutos, até que a pomada seja completamente absorvida pela pele e lavar sempre as mãos após cada aplicação.

2. Tendinite

Para tratar a tendinite, podem ser indicadas pomadas contendo piroxicam (Feldene emulgel), salicilato de metila (Calminex H ou Gelol), diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) ou diclofenaco sódico (Voltaren emulgel). Saiba como curar a tendinite mais rápido

Como usar: aplicar na pele o Feldene emulgel, Cataflan emulgel, Biofenac gel ou Voltaren emulgel de 3 a 4 vezes ao dia na área dolorida ou o Calminex H ou Gelol de 1 a 2 vezes ao dia, massageando a região dolorida por 1 a 2 minutos até que a pomada seja completamente absorvida pela pele. Lavar as mãos em seguida.

3. Torção do pé ou tornozelo

Tanto a torção do tornozelo quanto do pé podem ser tratadas com o uso de salicilato de metila (Calminex H ou Gelol), diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) ou piroxicam (Feldene emulgel), por exemplo.

Como usar: aplicar na pele uma das pomadas de Cataflan emulgel, Biofenac gel ou Feldene emulgel de 3 a 4 vezes ao dia, ou Calminex H ou Gelol de 1 a 2 vezes ao dia. Massagear a pele para absorver a pomada e lavar as mãos após a aplicação.

Pomadas anti-inflamatórias: principais indicações e como usar

4. Dor na coluna

A pomada anti-inflamatória contendo diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel), por exemplo, é uma opção para tratar a dor nas costas como a lombalgia, por exemplo. Além disso, também pode ser utilizado o salicilato de metila (Calminex H ou Gelol). 

Confira outras opções de tratamento para dor na coluna.

Como usar: aplicar na pele da região dolorida o Calminex H ou Gelol de 1 a 2 vezes ao dia ou Cataflan emulgel ou Biofenac gel de 3 a 4 vezes ao dia, massageando levemente a pele para absorver a pomada e lavar as mãos em seguida.

5. Artrite

Os sintomas de artrite como inflamação ou dor nas articulações podem ser aliviados com o uso de pomadas anti-inflamatórias contendo cetoprofeno (Profenid gel) ou piroxicam (Feldene emulgel). Além disso, o diclofenaco dietilamônio (Cataflan emulgel ou Biofenac gel) também pode ser usado para artrite leve nos joelhos e dedos, em adultos.

Como usar: aplicar na pele o Profenid gel de 2 a 3 vezes ao dia ou Cataflan emulgel,  Biofenac gel ou Feldene gel de 3 a 4 vezes ao dia. Massagear a região levemente para absorver a pomada e lavar as mãos após cada aplicação.

6. Inflamação na boca

As inflamações na boca, como estomatite, gengivite ou irritações na boca causadas por dentaduras mal ajustadas podem ser aliviadas com o uso de pomadas contendo extrato fluido de Chamomilla recutita (Ad.muc) ou triancinolona acetonida (Omcilon-A orabase), por exemplo. Veja as opções caseiras para tratar a inflamação na gengiva

Para o alivio da dor de dente, pode-se usar uma pomada anti-inflamatória com antibiótico como a Gingilone, por exemplo. No entanto, essa pomada ajuda a melhorar o sintoma, mas não trata a dor de dente, por isso, o mais indicado é consultar um dentista para o tratamento mais adequado. 

Como usar: a pomada Ad.muc pode ser usada no local afetado na boca 2 vezes ao dia, pela manhã e à noite, após escovar os dentes ou após as refeições. Já o Omcilon-A orabase deve ser aplicado de preferência à noite, antes de dormir ou dependendo da gravidade dos sintomas pode ser necessária a aplicação de 2 a 3 vezes ao dia, de preferência após as refeições. E para usar o Gingilone deve-se aplicar uma pequena quantidade da pomada no local afetado e friccionar, 3 a 6 vezes por dia, ou conforme orientação do médico ou dentista.

7. Hemorróida

As pomadas indicadas para hemorróida geralmente contém além do anti-inflamatório, outras substâncias como analgésicos ou anestésicos, e incluem Proctosan, Hemovirtus ou Imescard, por exemplo.

Outra opção é a pomada Ultraproct que pode ser usada para hemorróida, além de fissuras anais, eczema anal e proctite, em adultos. 

Confira mais opções de pomadas para tratar hemorróidas.

Como usar: as pomadas para hemorróida devem ser usadas diretamente no ânus após evacuação intestinal e realizar higiene local. É recomendado lavar as mãos antes e após a aplicação de qualquer uma das pomadas e o número de aplicações por dia varia de acordo com a indicação médica.

Pomadas anti-inflamatórias: principais indicações e como usar

Possíveis efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais das pomadas anti-inflamatórias incluem irritação na pele que pode causar sensação de queimação na pele, coceira, vermelhidão ou descamação da pele. 

É aconselhado interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia à pomada anti-inflamatória como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba mais sobre sintomas de alergia.

Quem não deve usar

As pomadas anti-inflamatórias não devem ser usadas em recém-nascidos, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas que tenham alergia aos componentes das pomadas ou alergia a anti-inflamatórios como diclofenaco, piroxicam, ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno, por exemplo, ou por pessoas que têm asma, urticária ou rinite.

Essas pomadas também não devem ser aplicadas em feridas abertas na pele como cortes ou escoriações, alterações de pele de causa alérgica, inflamatória ou infecciosa, como eczema ou acne ou em pele infeccionada.

Além disso, as pomadas anti-inflamatórias devem ser usadas somente na pele, não sendo aconselhada a sua ingestão ou administração na vagina.

Bibliografia >

  • DRUGS.COM. Diclofenac topical from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/diclofenac-topical.html>. Acesso em 23 Dez 2020
  • DRUGS.COM. Methyl salicylate topical from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/methyl-salicylate-topical.html>. Acesso em 23 Dez 2020
  • DRUGS.COM. Ketoprofen 2.5% Gel from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/uk/ketoprofen-2-5-gel-leaflet.html>. Acesso em 23 Dez 2020
  • DRUGS.COM. Triamcinolone topical from Drugs.com. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/triamcinolone-topical.html>. Acesso em 23 Dez 2020
  • FARMASA. GINGILONE (acetato de hidrocortisona, sulfato de neomicina, troxerrutina, ácido ascórbico e benzocaína) . 2016. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/9107.pdf>. Acesso em 23 Dez 2020
  • COSMED INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS E MEDICAMENTOS S.A.. HEMOVIRTUS (Hamamelis virginiana L. + Davilla rugosa P. + Atropa belladonna L. + mentol + cloridrato de lidocaína) . 2020. . Acesso em 23 Dez 2020
  • BIOLAB. Ad-muc Extrato fluido de Chamomilla recutita (L.) Rauschert. 2020. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/admuc.pdf>. Acesso em 23 Dez 2020
  • BULARIO.COM. Imescard. Disponível em: <https://www.bulario.com/imescard/>. Acesso em 23 Dez 2020
  • BAYER S.A. Ultraproct. 2016. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/17174.pdf>. Acesso em 23 Dez 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem