Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pompoarismo: o que é, benefícios e como fazer

O pompoarismo é uma técnica que serve para melhorar e aumentar o prazer sexual durante o contato íntimo, através da contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico, no homem ou na mulher. 

Tal como acontece com os exercícios de Kegel, estes exercícios fortalecem os músculos do assoalho pélvico, prevenindo e combatendo a incontinência urinária ou fecal e também as hemorroidas. Esta técnica permite que seja possível massagear e pressionar o órgão sexual masculino com os músculos das vagina durante o contato íntimo, enquanto que no homem melhora a resistência e o desempenho sexual. 

Pompoarismo: o que é, benefícios e como fazer

Benefícios do pompoarismo

Alguns benefícios que o pompoarismo apresenta incluem: 

  1. Maior prazer sexual, pois as contrações feitas durante a relação sexual aumentam a estimulação sexual; 
  2. Melhoria dos resultados sexuais, tanto nos homens como nas mulheres pois a técnica fortalece os músculos do assoalho pélvico; 
  3. No homem, aumenta a pressão sanguínea dentro do pênis, potencializando a ereção;
  4. Na mulher, auxilia no tratamento e prevenção da incontinência urinária, melhora a função sexual e ajuda no tratamento e prevenção da continência fecal. 

Além disso, na mulher a pratica destes exercícios melhora não só a vida sexual, mas também a gravidez e o parto, pois ajuda a fortalecer os músculos que suportam o útero e o peso da barriga, assim como controla a musculatura para o parto e  facilita a saída do bebê. Saiba mais em Exercícios de Kegel na gravidez combate a Incontinência Urinária.

Como fazer exercícios de pompoarismo

Para praticar exercícios de Pompoarismo é possível realizar exercícios simples de contração e relaxamento sem acessórios, ou recorrer à utilização de acessórios como o ben wa, também conhecido por bolas tailandesas.

Pompoarismo: o que é, benefícios e como fazer

No homem, esta técnica pode ser praticada através do levantamento de pequenos pesos contraindo os músculos do pênis, o que torna a ereção mais firme e duradoura e maior facilidade para inibir o orgasmo.

Exercícios simples para contrair o períneo

Estes exercícios são bem simples de praticar, basta seguir estes passos: 

  1. Deitar ou sentar num lugar calmo e confortável e respirar lenta e profundamente durante alguns segundos; 
  2. Contrair fortemente a musculatura do assoalho pélvico, mantendo a contração durante 2 segundos. A contração pode ser sentida fechando o ânus e a vagina, ou puxando toda a região para dentro;
  3. Após 2 segundos, relaxe os músculos e descanse durante 8 segundos. 
  4. Os passos 2 e 3 devem ser repetidos até 8 a 10 vezes consecutivas, sendo por fim recomendado realizar uma última contração que dure entre 8 a 10 segundos seguidos. 

Confira os passos desse exercícios nesse vídeo:

Estes exercícios devem ser realizados diariamente para fortalecer todos os músculos do assoalho pélvico e devem ser realizados algumas vezes com as pernas juntas e outras vezes com as pernas afastadas. 

Durante a realização dos exercícios, é muito importante que a mulher consiga assegurar que não está contraindo os músculos do abdominal, o que é comum acontecer em mulheres com a musculatura do assoalho pélvico fraca. 

Exercícios com as bolinhas tailandesas

Para realizar os exercícios de fortalecimento usando as bolinhas de ben-wa, é necessário seguir os passos seguintes: 

  1. Insira uma bolinha na vagina e tente sugar as outras bolinhas seguintes usando sempre que possível apenas a força da contração da musculatura da vagina;
  2. Depois de introduzir as bolinhas, deve começar o processo de expulsão, expelindo as bolinhas da vagina uma a uma utilizando especialmente o relaxamento da musculatura do assoalho pélvico. 

Se possível, este exercícios deve ser realizado diariamente, de forma a que as bolinhas consigam ser inseridas e expulsas apenas com os movimentos da musculatura do assoalho pélvico. Além disso, estas bolinhas também podem ajudar a desenvolver a sensibilidade vaginal, especialmente se forem usadas durante o dia ou até mesmo numa caminhada, por exemplo, pois são compostas por minúsculas bolinhas de chumbo que vibram com o movimento corporal.

Bibliografia >

  • FISIOTERAPIA BRASIL . Avaliação funcional do assoalho pélvico: uma abordagem fisioterapeutica na prevenção da incontinência urinária. . vol 13, nº 6, pag. 67-92, novembro/dezembro 2012. Disponível em: <https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/37002260/Fisioterapia_Brasil_v13n6_Supl_Saude_da_Mulher_fim-libre_1.pdf?1426572889=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DEstudo_fenomenologico_sobre_a_percepcao.pdf&Expires=1603468313&Signature=OVNPizw3BQyFRqOMDBBaGP5tMiH-wKujdNwH9871i6DKd6jSI~Z7n~QXPYIU65yON3oHz6uD2pfk8NjysKTDWyvk9o~q8bj4YfWo8cxcOrgVM9OXsQg6KQeucYZr-Z-1QiwNNJgB1LWsR6k2HJBNLnrS9bLW5TCnrjLN38RezuFYIe3pfHXXqFdSKmZTGl76oueDk~BLGEQTeiyBMcRI6xcXgZCJbdXsBbcJ7jIpw3u1J46jNZD8gj~4UaBYKVsCxJZwLW8Jp6g9~MeX3yuki~WBk9uaxTl7EHQ9YmBXP1MGXU9AD1vdOjAUky59RHT5wCpAfRXoEpeSNL~POYY~AA__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA#page=68>. Acesso em 23 Out 2020
  • CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. A arte do pompoarismo: autoconhecimento, prazer e alegria. 2010. Disponível em: <https://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais-2010/FONTANELLA-Tamaris-A-arte-do-pompoarismo.pdf>. Acesso em 23 Out 2020
  • BIOMECÂNICA CLÍNICA. Distribuição de pressão de alta resolução espacial do canal vaginal em praticantes de Pompoir: uma abordagem biomecânica para avaliar o assoalho pélvico. vol 47, páginas 53-60, agosto de 2017. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0268003317301274>. Acesso em 23 Out 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem