Prisão de ventre na gravidez: sintomas e como tratar

A prisão de ventre na gravidez é uma situação normal que acontece devido às alterações normais que acontecem na gravidez e também favorecida pelo crescimento da barriga e peso que o útero exerce sobre o intestino, dificultando os movimentos intestinais, por isso é importante que a mulher durante a gestação tenha hábitos saudáveis, como aumento do consumo de água, alimentos ricos em fibras e prática de atividade física, pois dessa forma é possível estimular o bom funcionamento do intestino.

A prisão de ventre na gravidez não prejudica o bebê, mas pode causar cólicas e desconforto abdominal na gestante. Quando esses sintomas são acompanhados de náuseas ou dores abdominais de um lado só, é aconselhado consultar o médico obstetra para que seja investigada a causa dos sintomas e o tratamento adequado possa ser iniciado.

Prisão de ventre na gravidez: sintomas e como tratar

Como tratar a prisão de ventre na gravidez

Para tratar a prisão de ventre na gravidez podem ser seguidas várias dicas, como:

  1. Comer ameixa preta seca diariamente.
  2. Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como cereais All Bran, maracujá, amêndoa com casca, repolho, gergelim, goiaba, ervilha, maçã, pera com casca ou tangerina. Conheça mais alimentos ricos em fibras;
  3. Aumentar o consumo de alimentos ricos em água como rabanete, tomate, nabo, melancia, morango ou melão, por exemplo.
  4. Beber 1,5 a 2 litros de água por dia, que pode ser consumida ainda em forma de sopas ou de sucos. Para quem tem dificuldade em beber água, uma boa dica é beber chá ou colocar uma rodela de limão ou de laranja numa jarra com água e ir bebendo aos poucos.
  5. Outra dica importante é fazer algum tipo de atividade física, mas devido ao peso da barriga, os mais indicados são os exercícios de alongamento muscular e as caminhadas leves.

Uma excelente forma de combater a prisão de ventre na gravidez é fazer uma vitamina de iogurte natural com mamão papaia e mel e tomar diariamente no café da manhã.

Sintomas de prisão de ventre na gravidez

Os sintomas de prisão de ventre na gravidez surgem porque, durante a gravidez, o útero faz pressão sobre o intestino, além disso, os hormônios da gravidez tornam o trânsito dos alimentos no intestino mais lento. Os sintomas mais frequentes na prisão de ventre durante a gravidez são:

  • Cólicas;
  • Rigidez abdominal;
  • Inchaço;
  • Irritabilidade;
  • Desconforto abdominal.

É importante que mulher invista em um estilo de vida saudável durante a gestação para que a prisão de ventre seja evitada, assim como os sintomas, que são bastante desconfortáveis. No caso dos sintomas serem muito intensos ou surgirem náuseas, por exemplo, é importante ir ao obstetra para que a mulher possa ser a avaliada e o médico avalie a necessidade de se usar laxantes ou supositórios, por exemplo.

Assista o vídeo seguinte e conheça outras dicas para aliviar os sintomas da gravidez:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: