4 dicas para acabar com a prisão de ventre pós parto

A prisão de ventre é uma alteração comum no pós parto, no entanto é possível aliviar os sintomas da prisão de ventre e favorecer a alimentação das fezes com medidas simples, sem ser necessário recorrer ao uso de laxantes que, apesar de inicialmente serem uma opção, podem acabar por viciar o intestino.

As dicas que indicamos a seguir são muito úteis e podem ajudar a regular o intestino e devem ser seguidas por toda a vida. Algumas dicas para ajudar a aliviar os sintomas da prisão de ventre no pós parto são:

4 dicas para acabar com a prisão de ventre pós parto

1. Tomar mais água

Aumentar o consumo de água durante o dia ajuda a mobilizar e amaciar as fezes, facilitando a sua eliminação e aliviando os sintomas de prisão de ventre. Assim, para beber mais água durante o dia, algumas boas estratégias são:

  • Ter uma garrafa de 1,5 l de água sempre por perto, para tomar mesmo que não tenha sede;
  • Tomar de 3 a 4 xícaras de chá por dia;
  • Adicionar meio limão espremido em 1 litro de água, sem adicionar açúcar e tomar ao longo do dia.

Além disso, comer alimentos ricos em água, como rabanete, morango, abacaxi, pepino, maçã e melancia, por exemplo, também ajudam a garantir a hidratação e aliviar a prisão fe ventre. Conheça outros alimentos ricos em água.

2. Comer alimentos ricos em fibras

Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como ameixa, manga, mamão e uvas, por exemplo, é uma ótima maneira de acabar rapidamente com a prisão de ventre, já que as fibras estimulam o trânsito intestinal, aumentam o volume das fezes e facilitam a sua eliminação. Para que a ação das fibras seja eficaz, é importante beber pelo menos 1,5 L de água por dia.

Além disso, a alimentação rica em fibras é capaz de favorecer a perda de peso no pós-parto e estimular a produção de leite corretamente. Saiba mais sobre os alimentos ricos em fibras.

3. Praticar atividade física

A prática de atividade física também ajuda a combater a prisão de ventre no pós parto, pois favorece o funcionamento do intestino e eliminação das fezes, no entanto é importante que a prática de exercícios seja liberada pelo obstetra e, de preferência, orientada por um profissional de educação física. Confira algumas opções de exercício para fazer o pós parto.

4. Fazer cocô do jeito certo

Além da alimentação, a posição do corpo na hora da evacuação também pode atrapalhar a passagem das fezes e, por isso, é recomendado apoiar os pés em um banquinho para que as fezes consigam passar mais facilmente pelo intestino.

Veja como fazer cocô do jeito certo no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: