Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando o diabético deve tomar insulina

O uso da insulina deve ser recomendado pelo endocrinologista de acordo com o tipo de insulina que a pessoa possui, podendo ser indicada a aplicação da injeção todos os dias antes das principais refeições, no caso da diabetes do tipo 1, ou quando os remédios anti-diabéticos começam a não ter efeito, no caso da diabetes do tipo 2.

Além disso, de acordo com os níveis de glicose no sangue antes das refeições, o médico pode recomendar a aplicação da injeção para promover a diminuição dos níveis de glicose, principalmente se a glicemia de jejum for superior a 300 mg/dL.

Não se deve usar a insulina sem prescrição médica ou quando o diabético quiser porque comeu mais açúcar, pois o uso indevido da insulina pode causar tremores, confusão mental, visão embaçada ou tonturas, que são característicos de hipoglicemia. Saiba reconhecer os sintomas de hipoglicemia.

Quando o diabético deve tomar insulina

Quando a insulina é indicada

A insulina deve ser iniciada assim que for confirmada a diabetes por meio do exame de glicemia em jejum, teste de tolerância oral à glicose (TOTG) e dosagem de hemoglobina glicada. No caso da diabetes do tipo 1, em que há diminuição ou ausência da produção de insulina devido a alterações nas células do pâncreas responsáveis pela produção desse hormônio, o uso de insulina deve começar imediatamente para que seja possível prevenir as complicações da diabetes.

No caso da diabetes do tipo 2, que acontece como consequência de fatores genéticos e ambientais, como alimentação inadequada e sedentarismo, por exemplo, o uso de insulina só é indicado pelo médico quando o uso de remédios hipoglicemiantes não é suficiente, sendo então necessária a aplicação de injeção de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue.

Como o diabético deve tomar a insulina

Inicialmente, o tratamento com insulina é feito com poucas unidades, sendo normalmente indicada o uso de 10 unidades de insulina basal, que é uma insulina de longa duração, antes de dormir, sendo também recomendado que a pessoa continue tomando os remédios anti-diabéticos orais durante o dia e de acordo com a indicação do médico.

O paciente deve então, medir e registrar os níveis de açúcar no sangue em jejum, antes e após as principais refeições e também antes de dormir, por um período que pode variar entre 1 ou 2 semanas para que o médico possa definir quando e quanta insulina de ação rápida deve tomar para controlar a diabetes.

Depois do médico decidir a dose correta de insulina, o paciente deve tomar insulina para sempre, respeitando rigorosamente a prescrição médica, que pode ser ajustada com o tempo, para que a diabetes fique controlada e não evolua para complicações como problemas de visão e mau funcionamento dos rins, por exemplo. Veja como aplicar corretamente a insulina.

Assista este vídeo e aprenda mais sobre como deve ser alimentação do diabético:

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Insulina. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/insulina>. Acesso em 27 Out 2020
  • BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Quando iniciar insulina para um paciente com Diabetes tipo 2?. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/quando-iniciar-insulina-para-um-paciente-com-diabetes-tipo-2/>. Acesso em 27 Out 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem