Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 remédios caseiros comprovados para ansiedade

Os remédios caseiros para ansiedade são uma ótima opção para quem sofre com excesso de estresse, mas também podem ser usados por pessoas que têm diagnóstico de transtorno generalizado de ansiedade, pois são uma forma completamente natural de aliviar os sintomas.

No entanto, o uso destes remédios nunca deve substituir o tratamento indicado pelo médico, nem a realização de sessões de psicoterapia, especialmente no caso da ansiedade, devendo apenas ser um tratamento complementar para ajudar a controlar a ansiedade por mais tempo.

Confira ainda outras dicas naturais para ansiedade no vídeo:

1. Kava-kava

Kava-kava é uma planta medicinal, conhecida cientificamente como Piper methysticum, que tem na sua composição kavalactonas, substâncias naturais que têm demonstrado uma ação semelhante às benzodiazepinas, que são um dos principais tipos de remédios usados no tratamento médico da ansiedade.

De acordo com alguns estudos, as kavalactonas parecem facilitar a ação do GABA, um neurotransmissor que diminui a ação do sistema nervoso central, ajudando a pessoa a relaxar. Além disso, o kava-kava também parece conter outros constituintes ativos, que atuam em algumas regiões específicas do cérebro, especialmente na amígdala e no hipocampo, diminuindo os sintomas de ansiedade.

Embora uma das formas mais comuns de consumir o kava-kava seja através do chá de suas raízes, uma melhor opção consiste em tomar um suplemento de kava-kava, que se compra em lojas de produtos naturais, pois é mais fácil controlar a quantidade de substância ativa que está se ingerindo. Na forma de suplemento é aconselhado tomar 50 a 70 mg de extrato purificado, 3 vezes ao dia, ou de acordo com o médico ou fitoterapeuta.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de raiz de kava-kava;
  • 300 mL de água. 

Modo de preparo

Colocar a raiz de kava-kava para ferver com a água por 10 a 15 minutos. Depois deixar amornar e coar. Beber 2 a 3 vezes por dia.

2. Valeriana

3 remédios caseiros comprovados para ansiedade

A valeriana é uma excelente opção para pessoas que estão sofrendo com ansiedade devido a insônia ou noites mal dormidas. Isso acontece porque a valeriana contém ácido valérico na sua composição, um componente que atua nas células do sistema nervoso e que tem efeito tranquilizante, além de ajudar a regularizar o ciclo de sono.

Segundo alguns estudos, esta planta pode não ser tão eficaz na ansiedade generalizada, pois ajuda principalmente a regular o sono.

A valeriana é quase sempre consumida na forma de chá, no entanto, também pode ser consumida como suplemento. Nesse caso, o ideal é tomar 300 a 450 mg, 3 vezes ao dia, ou de acordo com a indicação de um médico ou fitoterapeuta.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de valeriana;
  • 300 mL de água ferente.

Modo de preparo

Colocar a raiz de valeriana na água fervente e deixar repousar 10 a 15 minutos, depois coar e deixar amornar. Beber 30 a 45 minutos antes de deitar.

Junto com a raiz de valeriana também se pode acrescentar uma colher de chá de outra erva calmante, como a passiflora ou a lavanda, por exemplo.

3. Ashwagandha

3 remédios caseiros comprovados para ansiedade

A ashwagandha, também conhecida como ginseng indiano, é outra planta medicinal com efeito comprovado contra o transtorno de ansiedade e o estresse crônico. Esta planta é muito utilizada na Índia devido à sua ação adaptogênea, que ajuda a regular o corpo, fazendo com que funcione de forma correta.

Além da ação adaptogênea, a ashwagandha também tem substâncias que atuam no sistema nervoso central da mesma forma que o neurotransmissor GABA, deixando a pessoa mais relaxada.

A ashwagandha pode ser consumida na forma de chá, no entanto, a planta também pode ser encontrada na forma de suplemento. No caso do suplemento, estudos indicam que a dose deve ser entre 125 a 300 mg, 2 vezes ao dia. O ideal é sempre fazer uso do suplemento com orientação de um médico ou fitoterapeuta.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de pó de ashwagandha;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar a ashwagandha em pó na xícara de água fervente e tampar por 10 a 15 minutos. Depois coar a mistura, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Cuidados ao utilizar os remédios caseiros

Os remédios caseiros apresentados para tratar os sintomas de ansiedade possuem substâncias ativas e, por isso, devem sempre ser utilizados apenas com orientação de um médico.

Além disso, estes remédios estão contraindicados para grávidas, mulheres a amamentar, crianças ou pessoas com algum problema relacionado ao sistema imune.

Bibliografia >

  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4 ed. Elsevier, 2018. 46-51.
  • PRATTE, Morgan A. et al.. An Alternative Treatment for Anxiety: A Systematic Review of Human Trial Results Reported for the Ayurvedic Herb Ashwagandha (Withania somnifera). Journal of Alternative and Complementary Medicine. Vol.20, n.12. 901-908, 2014
  • SARRIS, Jerome et al.. Kava in the treatment of generalized anxiety disorder: a double-blind, randomized, placebo-controlled study. Journal of Clinical Psychopharmacology. Vol.33, n.5. 643-648, 2013
  • SARRIS, Jerome et al.. Kava for the treatment of generalized anxiety disorder RCT: analysis of adverse reactions, liver function, addiction, and sexual effects. Phytotherapy Research. Vol.27, n.11. 2013
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem