O que é bom para azia na gravidez: 6 remédios caseiros seguros

Os remédios caseiros para azia durante a gravidez tem como objetivo aliviar o desconforto, promovendo a sensação de bem estar da mulher. Assim, pode ser que o médico ou o nutricionista recomendem comer maçã, pera, tomar suco de melão ou alguns tipos de chás quando surgirem os sintomas, para diminuir a acidez do estômago e aliviar a azia.

Esses remédios caseiros não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, até porque não combatem definitivamente a azia, apenas promovem a melhora dos sintomas. Somente após o nascimento do bebê,que a azia encerra completamente, pois a sua ocorrência está muitas vezes relacionadas com as alterações hormonais que acontecem durante a gravidez.

Além disso, antes de consumir chás, é importante consultar um médico ou profissional especializados no uso de fitoterápicos, pois algumas plantas são contraindicadas durante a gestação.

O que é bom para azia na gravidez: 6 remédios caseiros seguros

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto causado pela azia durante a gravidez são:

1. Comer maçã ou pera

Tanto a maçã quanto a pera são frutas que ajudam a regular a acidez do estômago, o que promove a melhora do desconforto e do mal estar causados pela azia. Assim, é recomendado comer essas frutas com casca assim que surgirem os primeiros sinais e sintomas de azia.

2. Tomar ou comer algo gelado

Ao consumir sorvetes, picolés de fruta, água de coco, água, sucos ou frutas gelados, por exemplo, é possível ter alívio do desconforto e sensação de queimação típica da azia e, por isso, essa estratégia pode ser adotada para aliviar os sintomas de azia na gravidez.

3. Usar ervas aromáticas

As ervas aromáticas, como manjericão, coentro e louro tem propriedades antiespasmódicas ajudando e melhorar a digestão e combatendo a azia. Essas ervas pode ser usadas em preparações como ensopados, assados, saladas ou sopas.

4. Beber suco de melão

O melão é uma fruta alcalina e é rico em magnésio, um mineral que ajuda a diminuir a acidez do estômago, aliviando os sintomas de azia e queimação. Pode-se beber o suco de melão 2 vezes ao dia ou quando surgir a azia ou queimação.

5. Comer banana com mel

O mel tem é rico em enzimas que ajudam na digestão, aliviando a azia. Já a banana tem boas quantidades de flavonoides que protegem a parede do estômago e esôfago, diminuindo os sintomas de queimação e azia. Por isso, comer 1 banana com 1 colher de sopa de mel por dia pode ajudar a melhorar a azia.

6.  Beber suco de batata

A batata contém alguns compostos bioativos como os glicosídeos alcaloides a-chaconina e a-solanina. Estes compostos tem propriedades alcalinas, neutralizando os ácidos do estômago e melhorando os sintomas de azia. Veja como fazer o suco de batata.

Por que acontece

A azia pode acontecer devido às alterações hormonais que acontecem naturalmente na gravidez. Pode ser causada também pelo desenvolvimento do bebê, que pode provocar a compressão do estômago, fazendo com que o conteúdo do estômago volte pelo esôfago, causando os sintomas de azia.

Além disso, a azia na gravidez pode acontecer devido à alimentação. Assim, é recomendado evitar o consumo de alimentos gordurosos, diminuir o consumo de café e alimentos com cafeína, e evitar consumir líquidos durante as refeições. Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de medicamentos para facilitar a digestão e combater os gases e a azia. Conheça mais sobre as causas da azia na gravidez e o que fazer.

Veja com a nossa nutricionista outras dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas da azia:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. Guia de Prática Clínica: Sinais e Sintomas do Trato Gastrointestinal Azia (Acidez/ Pirose). 2018. Disponível em: <http://www.cff.org.br/userfiles/file/Guia%20AZIA_Consulta%20Pu%CC%81blica%2028.pdf>. Acesso em 27 Ago 2021
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Formulário de fitoterápicos: farmacopéia brasileira 2ª edição. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf>. Acesso em 27 Ago 2021
  • Mahantayya V. Math,* Rita M. Khadkikar, and Yashoda R. Kattimani. Honey - A nutrient with medicinal property in reflux oesophagitis. Indian J Med Res. 138. 6; 1020–1021, 2013
  • KUMAR K et al. Traditional and Medicinal Uses of Banana. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry. 1. 3; 51-63, 2012
  • CHRUBASIK, S.; et al. Efficacy and tolerability of potato juice in dyspeptic patients: a pilot stud. Phytomedicine. 13. 1-2; 11-15, 2006
Mais sobre este assunto: