13 remédios caseiros (comprovados) para azia

Os remédios caseiros para azia, como chá de gengibre, suco de melão ou infusão de alteia, são uma ótima opção natural para aliviar os sintomas como sensação de queimação no estômago, gosto ruim na boca, enjoo ou arrotos constantes. Isso porque estes remédios possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antiácidas, que ajudam a diminuir a inflamação, a acidez e a proteger a mucosa do estômago. 

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a controlar as crises de azia, podendo ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico. Saiba mais sobre a azia e remédios caseiros no vídeo a seguir:

Algumas opções de remédios caseiros para azia são:

1. Água com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio quando está diluído em água tem efeito alcalinizante no tubo digestivo, neutralizando rapidamente o ácido do estômago e aliviando temporariamente o desconforto da azia, e pode ser utilizado por no máximo 2 semanas.

Ingredientes:

  • ½ colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes e tomar esta mistura lentamente em pequenos goles. 

O uso do bicarbonato de sódio não deve ultrapassar 3 colheres de chá por dia, podendo ser utilizado no máximo por 2 semanas para o alívio rápido da azia, pois o uso excessivo pode causar acidez rebote, que é quando o estômago aumenta a produção de ácido por perceber que a acidez diminuiu e, assim, o desconforto da azia pode piorar. 

2. Chá de gengibre

O chá de gengibre contém gingerol, chogaol e zingerona, que são substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, que ajudam a aliviar a inflamação do esôfago e diminuir a acidez do estômago, reduzindo a sensação de azia e queimação no estômago, sendo uma boa opção de remédio caseiro para azia. Conheça outros benefícios do gengibre

Ingredientes:

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia, 20 minutos antes da refeição.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Este chá deve ser evitado por pessoas com sangramento ativo no estômago, por úlcera, por exemplo, ou por pessoas que estejam utilizando medicamentos anticoagulantes, pois o gengibre possui propriedades anticoagulantes que podem causar ou aumentar o risco de sangramento e hemorragia.

3. Chá de espinheira-santa

O chá de espinheira-santa é uma ótima opção de remédio caseiro para azia porque possui propriedades anti-inflamatórias, anti-ulcerosas e digestivas que protegem a mucosa gástrica, diminuem a produção de ácido no estômago e melhoram a má digestão.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sopa de espinheira-santa.

Modo de preparo:

Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar, 2 a 3 vezes por dia.  

A espinheira-santa não deve ser usada por crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas, pois pode causar aborto, e por mulheres em amamentação por diminuir a produção de leite materno. Além disso, pessoas alérgicas a esta planta não devem consumir este chá.

4. Chá de funcho 

O chá de funcho possui anetol, estragol e alcânfora na sua composição, com ação antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva, que ajudam a aliviar a inflamação do estômago, diminuindo a sensação de queimação na garganta, e auxilia no esvaziamento do estômago, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para diminuir as crises de azia.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de sementes de funcho;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampar e deixar amornar, durante 10 a 15 minutos. Coar e beber a seguir de 2 a 3 xícaras por dia, 20 minutos antes da refeição. Outra opção de preparo deste chá é usar o saquinho do chá de funcho. Saiba outras formas de usar o funcho.

O chá de funcho não deve ser usado por mulheres grávidas. 

5. Suco de pera

O suco de pera é rico em substâncias anti-inflamatórias, como os flavonoides, que ajudam a combater a inflamação do estômago, além de ser um suco rico em fibras e água que melhoram a saúde digestiva, ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Ingredientes:

  • 2 peras maduras;
  • 3 gotas de limão;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Adicionar as gotas de limão para que o suco não escureça. Beber o suco 2 vezes por dia, ou quando surgirem os sintomas de azia ou queimação no estômago.

6. Vinagre de maçã

Embora o vinagre de maçã seja ácido, ele pode ajudar a equilibrar o pH do estômago e melhorar a azia, a sensação de queimação no estômago e a formação de gases no estômago que levam a pessoa a arrotar com mais frequência. Isso acontece porque os ácidos presentes no vinagre de maçã ajudam a corrigir a acidez excessiva do estômago, o que permite maior controle e regulação da acidez. 

Ingredientes:

  • 1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Adicionar o vinagre de maçã no copo com água e misturar. Beber 20 minutos antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. É importante lavar a boca com água imediatamente após beber a solução de vinagre de maçã para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes e escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã.

7. Chá de alcaçuz

13 remédios caseiros (comprovados) para azia

O alcaçuz possui glicirrizina na sua composição que é uma substância que ajuda a reduzir a acidez do estômago, além de proteger a mucosa do estômago, podendo ser muito útil como remédio caseiro para azia, úlcera gástrica e para aliviar a sensação de queimação no estômago.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Mel para adoçar a gosto.

Modo de preparo:

Ferver a água e depois adicionar o alcaçuz, deixando ferver por mais 10 minutos. Coar e adoçar com mel, se necessário. Beber este chá até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.

8. Suco de babosa

A babosa, chamada cientificamente de Aloe vera, tem ação anti-inflamatória e calmante que ajuda a reduzir os sintomas de azia e queimação no estômago. Para obter esse benefício, deve-se usar a polpa aquosa da folha, que é a parte interna.

Ingredientes:

  • 100 g da polpa da folha de babosa;
  • 1 litro de água;
  • Mel para adoçar, se necessário.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que fique homogêneo. Tomar meio copo do suco apenas 2 a 3 vezes por dia, uma vez que quantidades superiores de Aloe vera podem ter efeito contrário e causar irritação da mucosa gástrica.

Ao preparar o suco é importante não usar a casca verde da folha, pois tem efeitos tóxicos, devendo ser usado apenas o gel transparente que tem dentro da folha. Além disso, esse suco não deve ser utilizado por pessoas que tomam remédios para diabetes pois pode aumentar o efeito do remédio e causar hipoglicemia.

9. Suco de batata

O suco de batata é uma boa opção de remédio caseiro contra azia, queimação no estômago, esofagite, refluxo gastroesofágico, gastrite e úlcera no estômago porque é altamente alcalino e age neutralizando a acidez do estômago, da mesma forma que os medicamentos antiácidos. 

Ingredientes:

  • 1 batata crua.

Modo de preparo:

Para preparar este suco, deve-se colocar uma batata crua no processador e espremer a batata para retirar o seu suco. Outra opção é bater a batata no liquidificador, coar e beber o suco. Pode-se tomar o suco de batata crua, preparado na hora, todos os dias antes do café da manhã, em jejum.

10. Chá de alface

O chá de alface é outra boa opção de remédio caseiro para azia e sensação de queimação no estômago pois é rico em enzimas que ajudam a reduzir a inflamação da mucosa gástrica, além de possuir ação calmante, reduzindo o desconforto da azia e melhorando o bem-estar.

Ingredientes:

  • 30 g de folhas de alface;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver durante cerca de 10 minutos. Deixar repousar durante 5 minutos e coar. Beber 4 xícaras por dia.

11. Infusão de alteia

A infusão de alteia, também conhecida como malva-branca ou malvaísco, deve ser preparada utilizando a raiz da planta medicinal Althaea officinalis. Esta planta tem efeito anti-inflamatório, suavizante, calmante e protetor do estômago, sendo outra excelente opção de remédio caseiro para azia.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de raiz de alteia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber em seguida, até 2 xícaras por dia.

12. Suco de banana com mel

O suco de banana com mel é um ótimo remédio caseiro para azia pois a banana é rica em flavonoides, especialmente a leucocianidina, que aumenta a espessura da mucosa digestiva e neutraliza a acidez do estômago, agindo como um antiácido natural. Já o mel possui enzimas digestivas como diastase, amilase, invertase e protease que facilitam a digestão dos alimentos, reduzindo a sensação de estômago pesado e o desconforto da azia.

Ingredientes:

  • 1 banana média madura;
  • 250 mL de água;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador e beber em seguida. Beber o suco 1 vez por dia, ou quando surgirem os sintomas de azia.

13. Suco de melão

O suco de melão é uma excelente opção de remédio caseiro para azia porque o melão é uma fruta altamente alcalina e rica em magnésio, que é um dos componentes dos medicamentos antiácidos, o que ajuda a diminuir a acidez do estômago e reduzir a sensação de queimação no estômago. Além disso, o melão é rico em fibras que auxiliam na saúde digestiva, promove a regularidade intestinal e o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Veja outros benefícios do melão para a saúde

Ingredientes:

  • 2 fatias de melão.

Modo de preparo:

Bater o melão no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Beber o suco 2 vezes por dia, ou quando surgirem os sintomas de azia. 

Este suco pode ser consumido durante a gravidez, sendo uma boa opção de remédio caseiro para azia na gravidez.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com outras opções de remédios caseiros para azia e queimação no estômago durante a gravidez:

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Foeniculum vulgare Mill. (FUNCHO). Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Funcho.pdf>. Acesso em 11 Fev 2020
  • HOSSEINZADEH, Hossein; NASSIRI-ASL, Marjan. Pharmacological Effects of Glycyrrhiza spp. and Its Bioactive Constituents: Update and Review. Phytother. Res. Vol.29. 1868–1886, 2015
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013. 599-603.
  • QUADE, Bianca N.; et al. The therapeutic importance of acid-base balance. Biochemical Pharmacology. 114278. 1-80, 2020
  • AHUJA, Amisha; AHUJA, Nitin K. Popular Remedies for Esophageal Symptoms: a Critical Appraisal. Curr Gastroenterol Rep. 21. 8; 1-8, 2019
  • CHRUBASIK, S.; et al. Efficacy and tolerability of potato juice in dyspeptic patients: a pilot stud. Phytomedicine. 13. 1-2; 11-15, 2006
  • PANAHI, Y.; et al. Efficacy and safety of Aloe vera syrup for the treatment of gastroesophageal reflux disease: a pilot randomized positive-controlled trial. J Tradit Chin Med. 35. 6; 632-636, 2015
  • KETNAWA, Sunantha; SUWANNACHOT, Jutalak; OGAWA, Yukiharu. In vitro gastrointestinal digestion of crisphead lettuce: Changes in bioactive compounds and antioxidant potential. Food Chem. 311. 125885; 1-29, 2020
  • DETERS, Alexandra; et al. Aqueous extracts and polysaccharides from Marshmallow roots (Althea officinalis L.): Cellular internalisation and stimulation of cell physiology of human epithelial cells in vitroAlexandra Deters. Journal of Ethnopharmacology. 127. 62–69, 2010
  • Mahantayya V. Math,* Rita M. Khadkikar, and Yashoda R. Kattimani. Honey - A nutrient with medicinal property in reflux oesophagitis. Indian J Med Res. 138. 6; 1020–1021, 2013
  • JORGE, R. M.; et al. Evaluation of antinociceptive, anti-inflammatory and antiulcerogenic activities of Maytenus ilicifolia. J Ethnopharmacol. 94. 1; 93-100, 2004
  • HOWDEN, Colin W. Efficacy of omeprazole/sodium bicarbonate treatment in gastroesophageal reflux disease: a systematic review. Medwave. 18. 2; e7179, 2018
  • KUMAR K et al. Traditional and Medicinal Uses of Banana. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry. 1. 3; 51-63, 2012
  • NATIONAL CENTER FOR COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE HEALTH. Ginger. Disponível em: <https://nccih.nih.gov/health/ginger>. Acesso em 11 Fev 2020
  • NETO, C.C.; VINSON, J.A. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. 2.ed. CRC Press/Taylor & Francis, 2011.
  • TABACH, Ricardo; DUARTE-ALMEIDA, Joaquim M.; CARLINI, E.A. Pharmacological and Toxicological Study of Maytenus ilicifolia Leaf Extract Part II-Clinical Study (Phase I). Phytother Res. Vol.31, n.6. 921-926, 2017
  • HIGUERA-DE-LA-TIJERA, F. Efficacy of omeprazole/sodium bicarbonate treatment in gastroesophageal reflux disease: a systematic review. Medwave. Vol.18, n.2. e7179, 2018
Mais sobre este assunto: