Remédio caseiro para esofagite: 6 opções e como fazer

Alguns remédios caseiros como o suco de melão, o chá de gengibre ou o suco de batata, podem ajudar a melhorar os sintomas de esofagite como azia, sensação de queimação no esôfago ou gosto amargo na boca, que ocorrem quando o ácido do estômago entra em contato com o esôfago.

Estes remédios caseiros ajudam a reduzir a acidez no estômago e a proteger o estômago e o esôfago, podendo ser usados como complemento do tratamento prescrito pelo médico. Entenda melhor o que causa a esofagite e como tratar.

1. Suco de melão

Remédio caseiro para esofagite: 6 opções e como fazer

O suco de melão é uma excelente opção natural para aliviar o desconforto da esofagite porque o melão é uma fruta altamente alcalina e rica em magnésio, que é um dos componentes dos medicamentos antiácidos, o que ajuda a diminuir a acidez do estômago e reduzir os sintomas da esofagite. Além disso, o melão é rico em fibras que auxiliam na saúde digestiva, promovendo a regularidade intestinal e o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Veja outros benefícios do melão para a saúde.

Ingredientes

  • 2 fatias de melão.

Modo de preparo

Bater o melão no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Beber o suco 2 vezes por dia, ou quando surgirem os sintomas de esofagite.

2. Chá de alface

Remédio caseiro para esofagite: 6 opções e como fazer

O chá de alface é outra boa opção de remédio caseiro para esofagite pois é rico em enzimas que ajudam a reduzir inflamações nos tecidos, além de possuir ação calmante, que reduz os sintomas de esofagite e melhora o bem-estar.

Ingredientes

  • 30 g de folhas de alface;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver durante cerca de 10 minutos. Deixar repousar durante 5 minutos e coar. Beber 4 xícaras por dia.

3. Suco de batata

Remédio caseiro para esofagite: 6 opções e como fazer

O suco de batata é um remédio natural que pode ser usado em casos de esofagite, refluxo gastroesofágico, gastrite, azia ou úlcera no estômago porque é altamente alcalino e age neutralizando a acidez do estômago, da mesma forma que os medicamentos antiácidos.

Ingredientes

  • 1 batata crua.

Modo de preparo

Para preparar este suco, deve-se colocar uma batata crua no processador e espremer a batata para retirar o seu suco. Outra opção é bater a batata no liquidificador, coar e beber o suco. Pode-se tomar o suco de batata crua, preparado na hora, todos os dias antes do café da manhã, em jejum.

4. Chá de gengibre

Remédio caseiro para esofagite: 6 opções e como fazer

O chá de gengibre possui compostos fenólicos na sua composição, como o gingerol e o chogaol, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antieméticas, que diminuem a acidez do estômago e melhoram o funcionamento do sistema digestivo. Conheça outros benefícios do gengibre.

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Este chá deve ser evitado por pessoas com sangramento ativo no estômago, pois possui propriedades anticoagulantes que pode aumentar o sangramento ou hemorragia.

5. Chá de alcaçuz

Remédio caseiro para esofagite: 6 opções e como fazer

O chá de alcaçuz possui glicirrizina, uma substância que ajuda a reduzir a acidez do estômago, além de proteger a mucosa do estômago e do esôfago, podendo ser muito útil como remédio caseiro para esofagite.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Mel para adoçar a gosto.

Modo de preparo

Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e adoçar com mel, se desejar. Beber este chá até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.

6. Infusão de alteia

Remédio caseiro para esofagite: 6 opções e como fazer

A infusão de alteia, também conhecida como malva-branca ou malvaísco, deve ser preparada utilizando a raiz da planta medicinal Althaea officinalis. Esta planta tem efeito emoliente, anti-inflamatório, suavizante, calmante e protetor do estômago, sendo outra excelente opção de remédio caseiro para esofagite.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de raiz de alteia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber em seguida, até 2 xícaras por dia.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FULLER, Stacey; et al. New Horizons for the Study of Dietary Fiber and Health: A Review. Plant Foods Hum Nutr. 71. 1; 1-12, 2016
  • HOLSCHER, Hannah D. Dietary fiber and prebiotics and the gastrointestinal microbiota. Gut Microbes. 8. 2; 172-184, 2017
  • CHRUBASIK, S.; et al. Efficacy and tolerability of potato juice in dyspeptic patients: a pilot stud. Phytomedicine. 13. 1-2; 11-15, 2006
  • PERTZ, Heinz H.; et al. Effects of ginger constituents on the gastrointestinal tract: role of cholinergic M3 and serotonergic 5-HT3 and 5-HT4 receptors. Planta Med. 77. 10; 973-978, 2011
  • AHUJA, Amisha; AHUJA, Nitin K. Popular Remedies for Esophageal Symptoms: a Critical Appraisal. Curr Gastroenterol Rep. 21. 8; 1-8, 2019
  • Setright, R. Prevention of symptoms of gastric irritation (GERD) using two herbal formulas: An observational study. Journal of the Australian Traditional-Medicine Society. 23. 2; 68–71, 2017
  • DETERS, Alexandra; et al. Aqueous extracts and polysaccharides from Marshmallow roots (Althea officinalis L.): Cellular internalisation and stimulation of cell physiology of human epithelial cells in vitroAlexandra Deters. Journal of Ethnopharmacology. 127. 62–69, 2010
Mais sobre este assunto: