Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

7 remédios caseiros para gastrite

O remédios caseiros para tratar gastrite podem incluir chás, como o chá de espinheira-santa ou chá de aroeira, ou sucos, como suco da água da batata ou suco de couve com mamão e melão, pois ajudam a reduzir os sintomas.

Além disso, outros cuidados são importantes para o tratamento da gastrite como beber água várias vezes ao dia, comer pequenas quantidades em intervalos de tempo menores, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e café, assim como evitar temperos apimentados e alimentos ácidos, como limão, laranja e abacaxi. Além disso, deve-se ainda evitar comer frituras e doces pastosos ou industrializados.

Se a dor ou a queimação no estômago permanecer por mais de 3 dias ou aumentar, ou se surgir vômitos com sangue deve-se procurar ajuda médica o mais rápido possível para iniciar o tratamento adequado. Saiba como é feito o tratamento com medicamentos para gastrite.

Alguns remédios caseiros que podem ajudar a aliviar o desconforto da gastrite são:

1. Suco de batata

7 remédios caseiros para gastrite

Um ótimo remédio caseiro para gastrite com batata é tomar o suco puro da batata em jejum porque ela diminui a acidez do estômago, diminuindo a sensação de dor, queimação e a azia, sendo eficaz contra a gastrite nervosa, aguda ou crônica.

Ingredientes

  • 2 a 3 batatas cruas;
  • 150 mL de água morna.

Modo de preparo

Descascar e ralar as batatas. Colocar as batatas raladas em um num tecido ou em um coador e jogar a água morna por cima, da mesma forma que se coa o café. O caldo extraído pode ser bebido 30 minutos antes das principais refeições no máximo 2 vezes por dia.

Outra forma de preparar o suco de batata é bater os ingredientes no liquidificador e coar antes de beber ou pode-se ainda trocar a água morna por suco de melão para melhorar o gosto.

2. Chá de espinheira-santa

7 remédios caseiros para gastrite

Um outro remédio caseiro excelente para gastrite é o chá de espinheira-santa, uma planta conhecida cientificamente como Maytenus ilicifolia, porque possui taninos, como a epigalocatequina, e polissacarídeo, como o arabinogalactano, que ajudam a diminuir a acidez estomacal e a proteger o estômago do próprio ácido que produz. Alguns estudos mostram que o chá de espinheira-santa tem efeito semelhante à cimetidina que é um medicamento utilizado para reduzir a produção de ácido pelo estômago na gastrite.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de espinheira santa à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e tomar morno. É aconselhado tomar este chá em jejum, e cerca de meia hora antes das refeições.

3. Suco de banana e pêra

7 remédios caseiros para gastrite

A combinação de banana e pêra em um suco é uma ótima forma de garantir um funcionamento correto do sistema digestivo, pois contém fibras importantes para a digestão, além de pectina, um tipo específico de fibra que ajuda o corpo a iniciar os movimentos intestinais, facilitando o esvaziamento gástrico. Assim, estas frutas podem ser usadas para diminuir o tempo de contato do ácido gástrico com as paredes do estômago, reduzindo a inflamação e aliviando os sintomas.

Ingredientes

  • 1 banana;
  • 1 pêra;
  • 1 copo de água;
  • Gelo à gosto

Modo de preparo

Descascar a bananas e cortar em pedaços. Cortar a pêra e retirar o miolo. Bater a banana e a pêra picadas com a água no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

4. Chá de aroeira

7 remédios caseiros para gastrite

A aroeira, conhecida cientificamente por Schinus terebinthifolius, possui propriedade analgésica, anti-inflamatória, depurativa e anti-ácida que é eficaz contra gastrite e úlcera por diminuir a acidez estomacal e ajudar no combate ao Helicobacter pylori.​ Alguns estudos científicos mostram que o chá da aroeira é tão eficaz quanto o omeprazol, para o tratamento da gastrite.

Ingredientes

  • 3 a 4 pedaços de casca de aroeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver os ingredientes por cerca de 10 minutos, deixar amornar, coar e beber este chá ao longo do dia.

5. Chá de acelga

7 remédios caseiros para gastrite

O chá de acelga é um excelente remédio caseiro para gastrite porque é rica em nutrientes como vitaminas A, C e K e magnésio, potássio e ferro com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que além de diminuir os sintomas da gastrite, ajudam a eliminar as toxinas do sangue.

Ingredientes

  • 50 g de folhas de acelga;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de acelga em uma panela com água e deixar ferver por aproximadamente 10 minutos. Após esse tempo, esperar o chá amornar e beber 3 vezes ao dia.

6. Chá de ervas

7 remédios caseiros para gastrite

Uma ótima solução caseira para acalmar as dores e a azia causadas pela gastrite é uma infusão com uma mistura de ervas como a espinheira-santa e o barbatimão com propriedades medicinais que ajudam a reduzir a acidez do estômago, sendo úteis no alívio dos sintomas da gastrite.

Ingredientes

  • 1 punhado de espinheira-santa;
  • 1 pedacinho de barbatimão;
  • 500 mL de água

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes numa panela e ferver tudo por 5 minutos. Beber 1 xícara deste chá frio, de 3 a 4 vezes por dia, dividido em pequenas doses, entre as refeições.

7. Suco de couve com mamão e melão

7 remédios caseiros para gastrite

Ingredientes

  • 6 folhas de couve com o talo;
  • Meio mamão papaia;
  • 2 xícaras de melão em cubos;
  • 1 copo de água de coco;
  • 1 copo de água filtrada.

Modo de preparo

Cortar a couve em pedaços grandes e colocar junto com os outros ingredientes no liquidificador. Bater tudo até obter uma mistura homogênea. Este suco pode ser bebido de 3 a 4 vezes ao dia.

Alimentação para gastrite

Para melhor os sintomas da gastrite deve-se também ter uma alimentação fácil e leve, que deve incluir frutas como melão, melancia, maçã e banana, consumir alimentos cozidos em água e sal e com pouca gordura, evitar café e outras bebidas estimulantes e não ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, deve-se praticar atividades físicas regularmente, evitar o estresse e não fumar.

Veja o vídeo com dicas de como se alimentar quando está com gastrite.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • BODAGH Mehrmaz et al. Ginger in gastrointestinal disorders: A systematic review of clinical trials. Food Science & Nutrition. 7. 1; 96–108, 2019
  • MAYO CLINIC. Gastritis: Diagnosis & Treatment. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gastritis/diagnosis-treatment/drc-20355813>. Acesso em 17 Nov 2020
  • DUTRA, Rafael C.; et al. Medicinal plants in Brazil: pharmacological studies, drug discovery, challenges and perspectives. Pharmacological Research. 112. 4-29, 2016
  • SANTOS, Severino Barbosa; et al. Comparação da eficácia da aroeira oral (Schinus terebinthifolius Raddi) com omeprazol em pacientes com gastrite e sintomas dispépticos: estudo randomizado e duplo-cego. GED gastroenterol. endosc.dig.. 29. 4; 118-125, 2010
Mais sobre este assunto:

Carregando
...