Um dos melhores remédios para a infecção intestinal é o soro caseiro, feito com água, açúcar e sal, pois ajuda a repor os minerais e água perdida pela diarreia, que é um dos sintomas mais frequentes da infecção intestinal. Confira uma lista completa dos sintomas de infecção intestinal.
O soro caseiro, embora não alivie os sintomas, ajuda a evitar a desidratação e garante que o corpo tem todos os minerais necessários para combater os micro-organismos da infecção e ter uma recuperação mais rápida. Assista este vídeo para saber o passo-a-passo para preparar o soro caseiro corretamente:
Além do soro caseiro, podem também ser usados alguns remédios caseiros para acelerar a recuperação e, ao mesmo tempo, aliviar os sintomas. Estas opções não devem substituir o tratamento médico, caso esteja sendo orientado.
1. Água de gengibre

O gengibre é uma raiz com excelentes propriedades medicinais, que pode ser usado no tratamento da infecção intestinal por ter ação antiviral e antibacteriana que ajuda o corpo a combater a infecção. Além disso, também permite regular o trânsito intestinal e alivia a inflamação da mucosa do intestino, reduzindo a dor e o inchaço abdominal.
Ingredientes
- 1 raiz de gengibre;
- Mel;
- 1 copo de água mineral ou filtrada.
Modo de preparo
Colocar 2 cm da raiz de gengibre descascada e amassada em um liquidificador, junto com algumas gotas de mel e a água. Depois, bater até obter uma mistura homogênea e coar. Por fim, beber pelo menos 3 vezes por dia.
2. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta alivia a inflamação e acalma a irritação da parede do intestino e, por isso, é uma ótima opção para completar o tratamento da infecção intestinal. Este chá também absorve o excesso de gases intestinais e tem propriedades antiespasmódicas que aliviam bastante o desconforto abdominal.
A hortelã-pimenta também acalma o estômago e, por isso, pode ajudar bastante em casos de infecção intestinal acompanhada de sintomas gástricos como enjoos ou vômitos.
Ingredientes
- 6 folhas de hortelã-pimenta frescas;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar as folhas na xícara com a água fervente e deixar repousar, tampado, por 5 a 10 minutos. Depois coar e beber várias vezes ao longo do dia.
3. Água com suco de limão

O suco de limão é um ótimo remédio natural para limpar as impurezas do intestino, eliminando também os micro-organismos responsáveis por infecções. Além disso, também permite regular mais facilmente o transito intestinal, aliviando vários sintomas como dor abdominal, cólicas, perda de apetite e a diarreia.
Ingredientes
- Meio limão;
- 1 copo de água morna.
Modo de preparo
Espremer o suco do meio limão no copo de água morna e beber 1 vez, de manhã em jejum.
Conheça todos os benefícios de beber água com limão todos os dias de manhã.
Como garantir uma recuperação mais rápida
Durante um quadro de infecção intestinal é recomendado alguns cuidados como:
- Beber muitos líquidos, por exemplo água, água de coco e sucos de frutas naturais;
- Manter repouso em casa, evitando ir trabalhar;
- Comer alimentos leves, como frutas, legumes cozidos e carnes magras;
- Não comer alimentos indigestos e gordurosos;
- Não consumir bebidas alcoólicas ou com gás;
- Não tomar medicamentos para parar a diarreia.
Caso a infecção intestinal não desapareça em 2 dias, deve-se levar o indivíduo ao hospital para uma consulta médica. Dependendo do micro-organismo causador da doença, pode ser necessário internamento e a ingestão de antibióticos por via endovenosa.