10 remédios caseiros para varizes

Setembro 2021

Algumas opções de remédios caseiros para varizes são beber o chá de gengibre ou o chá de alecrim, consumir regularmente o suco de uva ou a aplicar na pele de uma loção natural preparada com confrei e erva cidreira, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, que ajudam a aliviar os sintomas das varizes como dor ou sensação de peso nas pernas, coceira ou sensibilidade na pele.

Além disso, os remédios caseiros ajudam a melhorar a circulação sanguínea, ativar circulação, aumentar a força das paredes das veias e melhorar o retorno sanguíneo, aliviando os sintomas das varizes e melhorando a aparência da pele.

Os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar os sintomas das varizes, e embora não sirvam para substituir o tratamento médico, podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo angiologista.

10 remédios caseiros para varizes

Algumas opções de remédios caseiros para varizes são:

1. Chá de gengibre 

O gengibre possui compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo nos vasos, sendo muito úteis para aliviar os sintomas da varizes como dor ou sensação de peso nas pernas, além de melhorar a aparência da pele. Conheça outros benefícios do gengibre.

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Este chá deve ser evitado por pessoas com úlcera de estômago, pois possui propriedades anticoagulantes que podem aumentar o sangramento ou hemorragia.

2. Chá de alecrim

O chá de alecrim possui ação antioxidante e anti-inflamatória que podem ajudar a aliviar os sintomas das varizes como sensação de pernas pesadas, coceira ou sensibilidade na pele.

Ingredientes

  • 5 g de folhas frescas de alecrim;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas de alecrim, à água fervente, tampar e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, deixar amornar e tomar de 3 a 4 vezes por dia.

O chá de alecrim não deve ser consumido por crianças com menos de 5 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham doenças no fígado, pois esse chá pode piorar os sintomas e a doença.

Além disso, o chá de alecrim pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para diabetes ou para regular a pressão arterial, e, por isso, caso a pessoa esteja fazendo uso de algum desses medicamentos é importante consultar o médico antes de tomar o chá.

3. Loção de confrei e erva-cidreira

A loção de confrei e erva cidreira é rica em alantoína, fitosteróis e óleos essenciais, com ação anti-inflamatória, cicatrizante e calmante, que ajudam a melhorar o aspecto e a sensibilidade das varizes.

Ingredientes

  • 6 folhas de pariparoba;
  • 4 folhas de confrei;
  • 1 colher de erva-cidreira;
  • 500 mL de álcool;

Modo de preparo

Em um recipiente de vidro limpo e seco, adicionar o álcool e os outros ingredientes, deixando em repouso por 24 horas. Ao fim deste tempo, com um pano limpo, deve-se aplicar esta loção sobre as varizes, de 2 a 3 vezes por dia.

4. Suco de uva

O suco de uva é um ótimo remédio caseiro para varizes, pois é rico em resveratrol, uma substância com propriedades antioxidantes que ajudam a combater a inflamação nos vasos sanguíneos, a facilitar a circulação sanguínea e a melhorar a aparência da pele com varize. Veja outros benefícios do resveratrol para a saúde.

Ingredientes

  • 1 copo de água;
  • 1 copo de uvas pretas.

Modo de preparo

Bater os ingredientes no liquidificador e beber a seguir. Preferencialmente, deve-se tomar o suco de uva sem adoçar, mas se achar necessário pode-se utilizar formas mais saudáveis como o mel, melaço de cana ou stévia.

Uma outra possibilidade é comprar o suco de uva orgânico concentrado e diluir em um pouco de água, e tomar diariamente. 

5. Compressas de cardo-mariano

As compressas feitas com o chá de cardo-mariano, também são um ótimo remédio caseiro para varizes, possui uma substância ativa, a silimarina, que tem potente efeito antioxidante que ajudam a aliviar os sintomas das varizes e trazem a sensação de bem-estar.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) dos frutos de cardo-mariano;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar os frutos na água fervente e deixe descansar por 15 minutos. Depois de morno, coar e aplicar, com a ajuda de um lenço, sobre as áreas a tratar.

6. Compressa de couve

Um bom remédio natural para varizes e vasinhos nas pernas é aplicar uma compressa morna feita com folhas de couve porque elas ajudam a reduzir a inflamação dos vasos, aliviando os sintomas das varizes.

Ingredientes

  • 5 folhas de couve.

Modo de preparo

Aquecer as folhas de couve no micro-ondas durante alguns segundos e aplicar em cima das varizes deixando agir até que esfrie. A seguir, lavar esta região com água gelada porque isto melhora a circulação sanguínea.

7. Chá de castanha-da-índia

O chá de castanha-da-índia é uma ótima opção de remédio natural para varizes, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, aumentando a força das paredes das veias e melhorando o retorno sanguíneo, evitando as varizes.

Ingredientes

  • 2 sachês de castanha-da-índia;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes em uma panela e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Deixar amornar, coar e beber 3 xícaras depois das refeições.

8. Chá de hamamélis

O chá de hamamélis ajuda a fortalecer as veias e a reduzir a inflamação, impedindo que as veias das pernas se dilatem muito, causando aumento das varizes.

Ingredientes

  • 5 g de folhas secas de hamamélis;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes numa panela e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Coar e beber 2 xícaras por dia.

9. Óleos de alfazema, limão e erva-de-são-joão

Utilizar óleos essenciais para tratar as varizes é uma forma natural de ativar circulação e reduzir o desconforto e coceira que podem provocar feridas e inflamações.

Ingredientes

  • 8 mL de óleo de girassol;
  • 2 gotas de óleo essencial de erva-de-são-joão;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 3 gotas de óleo essencial de limão.

​​Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e passar na região, fazendo uma massagem. No caso de massagens para tratar varizes, não se deve massagear insistentemente sobre a variz, mas de forma ampla e suave em movimentos circulares dos pés para as coxas.

10. Óleos essenciais de cipreste e milefólio

Esta mistura de óleos essenciais ajuda a ativar a circulação e a aliviar as coceiras e o desconforto causados pelas varizes.

Ingredientes

  • 125 mL de extrato de hamamélis;
  • 10 gotas do óleo essencial de cipreste;
  • 10 gotas de óleo essencial de milefólio.

Modo de preparo

Colocar todos os ingredientes em um recipiente e misturar bem. Aplicar sobre as pernas sempre que desejar, para aliviar a inflamação.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FERRARI, Rosana; et al. Confrei (Symphitum officinale). Aspectos botânicos, fitoquímicos e terapêuticos. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde. 16. 6; 227-237, 2012
  • SHAKERI, Abolfazl; et al. Melissa of icinalis L.– A review of its traditional uses, phytochemistry and pharmacology. Journal of Ethnopharmacology. 188. 204-228, 2016
  • WONG, R. H.; et al. Evidence for circulatory benefits of resveratrol in humans. Ann N Y Acad Sci. 1290. 52-8, 2013
  • ABENAVOLI, L.; et al. Milk thistle (Silybum marianum): A concise overview on its chemistry, pharmacological, and nutraceutical uses in liver diseases. Phytother Res. 32. 11; 2202-2213, 2018
  • SHENEFELT, P. D. IN: BENZIE IFF, WACHTEL-GALOR S, EDITORS. HERBAL MEDICINE: BIOMOLECULAR AND CLINICAL ASPECTS. 2ND EDITION. BOCA RATON (FL): CRC PRESS/TAYLOR & FRANCIS; CHAPTER 18. Herbal Treatment for Dermatologic Disorders. 2011. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92761/>. Acesso em 23 Set 2021
  • GAWAS, M.; et al. A Comprehensive Review on Varicose Veins: Preventive Measures and Different Treatments. J Am Coll Nutr. 9. 1-12, 2021
  • EUROPEAN MEDICINES AGENCY. Assessment report on Rosmarinus officinalis L., aetheroleum and Rosmarinus officinalis L., folium. 2010. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/assessment-report-rosmarinus-officinalis-l-aetheroleum-rosmarinus-officinalis-l-folium_en.pdf>. Acesso em 23 Set 2021
Mais sobre este assunto: