5 calmantes naturais para combater o estresse

Maio 2021

Alguns calmantes naturais como o xarope de maracujá e erva limeira, o chá preto ou o suco de alfafa são uma ótima forma de combater o estresse e a ansiedade, pois possuem propriedades calmantes e relaxantes permitindo a pessoa ficar mais calma, serena e tranquila.

O estresse pode ser causado por preocupações no dia a dia, como muita cobrança no trabalho, trânsito muito intenso, não ter tempo para o lazer ou até o surgimento de alguma doença na família, levando o corpo a produzir altos níveis dos hormônios cortisol e adrenalina, provocando tensão no corpo e uma sensação de precisar estar sempre em estado de alerta.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os calmantes naturais são uma boa opção para ajudar a combater o estresse.

1. Xarope da maracujá e erva limeira

5 calmantes naturais para combater o estresse

Um bom remédio natural para estresse é tomar o xarope preparado a partir de folhas de maracujá e de erva limeira pois estas plantas medicinais possuem propriedades calmantes e tranquilizantes.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de erva limeira;
  • 3 folhas de maracujá;
  • 1 xícara de mel de laranjeira.

​​Modo de preparo

Amassar muito bem as folhas de erva limeira e as de maracujá e depois cobri-las com o mel. Deixar descansar por 12 horas e depois coar. Manter este xarope bem fechado e guardado ao abrigo da luz. Uma boa dica é colocar este xarope num vidro de maionese vazio, limpo e seco.

É recomendado tomar de 3 a 4 colheres desse xarope por dia, enquanto durarem os sintomas de estresse.

Este xarope não deve ser usado por mulheres grávidas ou por pessoas com pressão baixa.

2. Suco de maçã, Kiwi e hortelã

5 calmantes naturais para combater o estresse

Um excelente remédio natural para o minimizar o estresse após um dia cansativo é tomar um suco nutritivo e energizante feito com maçã, kiwi e hortelã.

Ingredientes

  • 1 maçã com casca;
  • 1 kiwi descascado;
  • 1 punhado de hortelã.

Modo de preparo

Passar todos os ingredientes pela centrífuga e tomar o suco a seguir. Se preferir, adicionar gelo e adoçar a gosto.

Tomar um banho morno num dia frio ou um banho fresco num dia de muito calor também é uma boa forma de conseguir relaxar um pouco.

Veja todos os sintomas de estresse emocional e saiba o que fazer.

3. Chá preto

5 calmantes naturais para combater o estresse

Um ótimo remédio natural contra o estresse é tomar diariamente o chá preto do tipo Camellia sinensis, que se encontra em lojas de produtos naturais.

Ingredientes

  • 1 sachê de chá preto;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o sachê do chá preto à água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Retirar o sachê, adoçar com uma quantidade mínima de açúcar e beber a seguir. Recomenda-se tomar 2 xícaras por dia.

O chá preto auxilia na redução da taxa de cortisol na corrente sanguínea, sendo muito útil no combate ao estresse e à ansiedade, e quando consumido de forma regular pode ainda contribuir para a prevenção da doença de Parkinson. Mas como o chá preto é estimulante, é aconselhado que a 2ª xícara do dia seja tomada até as 17 horas, para que o seu efeito estimulante não atrapalhe o sono.

4. Banho aromático

5 calmantes naturais para combater o estresse

Um excelente tratamento caseiro para diminuir o stress é o banho de sal marinho e óleos essenciais.

Ingredientes

  • 225 g de sal marinho;
  • 125 g de bicarbonato de sódio;
  • 30 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 10 gotas de óleo essencial de sálvia-esclareia.

Modo de preparo

Misturar o sal marinho com o bicarbonato de sódio, posteriormente adicionar os óleos essenciais e guardar a mistura em um recipiente tampado por algumas horas. O próximo passo é dissolver de 4 a 8 colheres da mistura na banheira com água quente. Mergulhar na banheira e permanecer no banho de 20 a 30 minutos.

Os componentes utilizados neste tratamento caseiro além de fazerem uma mistura muito perfumada e aromática para o banho, possuem propriedades calmante e relaxante que atuam contra qualquer tensão nervosa como stress, ansiedade e fobias. Tome banho com essa mistura de sais pelo menos 2 vezes por semana e promova o seu bem -estar físico e mental.

5. Suco de alfafa

5 calmantes naturais para combater o estresse

O suco de alfafa é um excelente remédio caseiro para diminuir o estresse, porque tem potente ação calmante que ajuda e evitar estados de ansiedade e relaxa os músculos.

Ingredientes

  • 1 punhado de alfafa;
  • 4 folhas de alface;
  • 1 cenoura ralada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Lavar bem todos os ingredientes, ralar a cenoura e adicionar tudo no liquidificador juntamente com a água. Bater bem e beber 1 copo do suco de alfafa diariamente.

Outras ervas, que também podem ser usadas como calmante, são a camomila ou a alfazema que podem ser ingeridas em forma de chá ou usadas em aromaterapia para aliviar o estresse, o nervosismo e a ansiedade.

Assista o vídeo seguinte e veja mais calmantes naturais que contribuem para combater o estresse:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: