O parto por cesárea apresenta maior risco em relação ao parto normal, de ocorrer hemorragia, infecção, trombose ou problemas respiratórios para o bebê, porém, a grávida não se deve preocupar, porque o risco apenas está aumentado, o que não significa que estes problemas aconteçam, já que normalmente os partos por cesárea decorrem sem complicações.
Mesmo sendo um método mais invasivo e com mais riscos, a cesárea acaba por ser mais segura e por se justificar em alguns casos, como quando o bebê está numa posição incorreta ou quando há uma obstrução do canal vaginal, por exemplo.

Riscos e complicações
Embora seja um procedimento seguro, a cesárea apresenta mais riscos do que um parto normal. Alguns dos riscos e complicações que podem ocorrer durante ou após a cirurgia, são:
- Desenvolvimento de infecção;
- Hemorragias;
- Trombose;
- Lesão do bebê durante a cirurgia;
- Má cicatrização ou dificuldade na cicatrização, principalmente em mulheres com excesso de peso;
- Formação de queloide;
- Dificuldade na amamentação;
- Placenta acreta, que é quando a placenta fica presa ao útero após o parto;
- Placenta prévia;
- Endometriose.
Estas complicações são mais frequentes em mulheres que fizeram 2 ou mais cesáreas, pois a repetição do procedimento aumenta as chances de complicações no parto e de problemas de fertilidade. Saiba que cuidados ter para se recuperar mais rápido da cirurgia.
Indicações da cesárea
Apesar dos riscos que possui a cesariana continua sendo indicada em casos em que o bebê está em posição sentada na barriga da mãe, quando há uma obstrução do canal vaginal, impedindo a saída do bebê, quando a mãe sofre de placenta prévia ou de deslocamento da placenta, quando o bebê está em sofrimento ou quando é muito grande, com mais de 4500 g, e na presença de doenças infeciosas que podem passar para o bebê, como herpes genital e AIDS.
Além disso, esse procedimento também pode ser feito em casos de gêmeos, dependendo da posição dos bebês e do seu estado de saúde, sendo que a situação deve ser avaliada pelo médico.
É possível ter um parto normal após a cesárea?
É possível ter um parto normal após ter sido submetida a uma cesariana, pois o risco de complicações é baixo, quando o parto é bem controlado e acompanhado, trazendo vantagens para a mãe e para o bebê.
No entanto, duas ou mais cesáreas anteriores, aumentam as chances de ruptura uterina, devendo-se, nestes casos, evitar o parto normal. Além disso, é importante destacar que cesarianas repetidas aumentam o risco gestacional.