Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rivastigmina (Exelon): para que serve e como usar

Setembro 2020

A Rivastigmina é um remédio usado no tratamento da doença de Alzheimer e doença de Parkinson, pois aumenta a quantidade a acetilcolina no cérebro, uma substância importante para o funcionamento da memória, aprendizagem e orientação do indivíduo. 

A Rivastigmina é o princípio ativo de medicamentos como Exelon, produzido pelo laboratório Novartis; ou Prometax, produzido pelo laboratório Biossintética. O remédio genérico desta substância é produzido pela farmacêutica Aché.

Rivastigmina (Exelon): para que serve e como usar

Para que serve

A Rivastigmina é indicada no tratamento de pacientes com demência leve a moderada do tipo Alzheimer, ou associada à doença de Parkinson.

Como usar

O uso da Rivastigmina deve ser feito de acordo com a recomendação do clínico geral ou neurologista conforme as características do paciente, podendo ser indicado:

  • Dose inicial: 1,5 mg duas vezes ao dia ou, no caso de pacientes sensíveis a drogas colinérgicas, 1  mg duas vezes ao dia.
  • Ajuste da dose: após 2 semanas de tratamento o medicamento for bem tolerado, a dose pode aumentar para 3 mg, 4 mg ou 6 mg, gradualmente.  
  • Dose de manutenção: 1,5 mg a 6 mg duas vezes ao dia. 

É importante que a pessoa esteja atenta à presença de qualquer efeito adverso, pois caso aconteça é importante comunicar ao médico e voltar à dose anterior.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da Rivastigmina podem ser náusea, vômito, diarreia, perda de apetite, tontura, tremor, queda, aumento da produção de saliva ou agravamento da doença de Parkinson.

A Rivastigmina está contraindicada em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula e com insuficiência hepática, além de também não ser indicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação e para crianças.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem