Reeducação Postural Global (RPG): o que é, benefícios e exercícios

A reeducação postural global (RPG) é um dos métodos da fisioterapia que tem como objetivo prevenir e combater alterações da coluna, como escoliose, corcunda e hiperlordose, ajudando a melhorar a postura, por exemplo, sendo também útil para melhorar a respiração, corrigir o posicionamento do joelho, quadril e cabeça.

Nesse tipo de tratamento, o fisioterapeuta analisa toda a postura da pessoa e indica os exercícios que a pessoa precisa realizar para fortalecer os músculos mais fracos e alongar os músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo.

As sessões de RPG são individualizadas, isso porque cada pessoa possui uma constituição corporal e necessidades diferentes, porém, de forma geral, as sessões duram em torno de 1 hora e são necessárias pelo menos 3 sessões.

Reeducação Postural Global (RPG): o que é, benefícios e exercícios

Principais benefícios da RPG

Os benefícios da reeducação postural global podem ser percebidos desde as primeiras sessões, onde a pessoa se torna mais consciente da sua postura corporal, o que já é um estímulo para que ela se esforce em manter a boa postura durante seu dia-a-dia. Outros benefícios são:

  • Combater a dor nas costas e realinhar a coluna;
  • Eliminar a dor ciática;
  • Curar o torcicolo;
  • Corrigir o posicionamento dos joelhos;
  • Melhorar a respiração e a movimentação do tronco em pessoas com espondilite anquilosante;
  • Solucionar problemas de coluna como hérnia de disco; 
  • Contribuir para o tratamento de alterações nas articulações como na dor crônica do quadril;
  • Eliminar a dor de cabeça causada pelo excesso de tensão nos músculos das costas e do pescoço;
  • Eliminar a dor de cabeça e a dor na mandíbula causada por alterações na articulação têmporo-mandibular;
  • Corrigir o pé plano, por permitir uma melhor realinhamento das forças da gravidade;
  • Melhorar a respiração por permitir uma maior amplitude dos músculos respiratórios;
  • Melhorar a posição da cabeça, que em muitos casos está mais para frente, que o ideal;
  • Melhorar o posicionamento dos ombros, que em muitos casos está mais virado para frente.

Na RPG os exercícios são indicados levando em consideração à necessidade de cada pessoa e por isso a prescrição é individual, não havendo recomendação generalizada, uma vez que cada pessoa tem características únicas que devem ser levadas em consideração. De forma geral, cada sessão de RPG dura aproximadamente 1 hora e a quantidade de sessões pode variar de acordo com o objetivo do tratamento e postura da pessoa.

Como é o tratamento com RPG

Numa sessão de RPG o fisioterapeuta irá indicar qual será a posição que a pessoa deverá ficar parada durante, pelo menos, 3 minutos. Nessa postura, pode ser necessário fazer pequenos ajustes como adequar a respiração e a pessoa tem que se esforçar para manter os músculos parados na posição indicada.

Como forma de progressão, o fisioterapeuta poderá estimular que a pessoa faça contra sua mão, para dificultar a permanência da postura, o que torna o posicionamento correto ainda mais desafiante.

Por vezes, durante uma sessão de RPG ainda são realizados outros exercícios que sejam indicados para o tratamento das dores ou lesões que a pessoa apresente, além de manipulações e terapia miofascial, e é por isso que esta é uma técnica que só pode ser realizada pelos fisioterapeutas.

Exercícios de RPG

Existem 8 exercícios de reeducação postural global, que na verdade são posturas em que a pessoa precisa ficar parado durante alguns minutos, sendo importantes que sejam realizados com a orientação e auxílio do fisioterapeuta. Os principais exercícios de RPG são:

  1. Rã no chão com braços abertos
  2. Rã no chão com braços fechados
  3. Rã no ar com braços abertos
  4. Rã no ar com braços fechados,
  5. Em pé contra a parede,
  6. Em pé no centro,
  7. Sentado com inclinação anterior
  8. Em pé com inclinação anterior

Durante a realização destes exercícios o fisioterapeuta geralmente pede para que a pessoa contraia o abdominal e mantenha as costas coladas na maca, mas sem elevar as costelas. Além disso, são feitos estímulos que levam a pessoa a ter que manter a postura do RPG durante alguns 4 a 7 minutos, sem perder a força em manter os ombros apoiados na maca e os pés bem unidos, por exemplo. 

O tempo de tratamento varia de uma pessoa para outra, mas após 3 ou 4 sessões é possível observar se o tratamento está sendo benéfico ou não. A escoliose e a hipercifose podem ser corrigidas, com aproximadamente 8 sessões de RPG, mas quando a coluna encontra-se muito 'torta' pode ser preciso mais sessões. 

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: