Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 sinais de que você está em trabalho de parto

As contrações ritmadas são o sinal mais importante de que o trabalho realmente começou, enquanto o rompimento da bolsa, a perda do rolhão mucoso e a dilatação do colo do útero são sinais de que a gravidez está chegando ao fim, indicando que o trabalho de parto pode começar dentro de algumas horas.

No caso do primeiro filho, o tempo de trabalho de parto pode variar entre 12 a 24 horas, mas este tempo tem tendência a diminuir a cada gravidez.

O parto prematuro pode surgir à partir das 20 semanas de gestação, mas o ideal é que comece após as 37 semanas. O mais comum é que os sintomas surjam pouco a pouco, com cólicas que vão se tornando mais intensas e dolorosas.

4 sinais de que você está em trabalho de parto

4 sinais de que o trabalho de parto começou

Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são:

1. Contrações ritmadas 

Contrações são relativamente frequentes ao longo da gravidez, especialmente no último trimestre, já que o corpo começa a preparar os músculos para o momento do parto.

No entanto, nas horas antes do parto, essas contrações começam a ser mais frequentes, mais fortes e a surgir com menor espaçamento entre elas, tornando-se mais ritmadas. Geralmente é indicado ir para o hospital quando as contrações duram por cerca de 60 segundos e aparecem a cada 5 minutos.

2. Perda do rolhão mucoso

Normalmente, quando o trabalho de parto inicia existe perda deste rolhão mucoso, que pode ser identificado quando a grávida vai no banheiro e, ao limpar-se, observa a presença de uma secreção gelatinosa rosada ou ligeiramente marrom. Junto com o rolhão, poderá ainda haver um ligeiro sangramento. Caso a perda de sangue seja mais intensa é importante ir rapidamente ao hospital ou entrar em contato com o obstetra.

O rolhão mucoso é uma secreção que fecha a entrada do útero para proteger o bebê durante a gestação, impedindo a entrada de micro-organismos e prevenindo infecções.

Veja mais sobre como identificar o rolhão mucoso.

3. Rompimento da bolsa das águas

O rompimento da bolsa das águas também tende a acontecer no início do trabalho de parto e, normalmente, provoca a saída de um líquido semelhante a urina, porém mais claro e turvo, que pode conter alguns traços esbranquiçados.

Ao contrário da vontade para urinar, no caso do rompimento da bolsa das água, a mulher não consegue interromper a perda do líquido.

4. Dilatação do colo do útero 

Outro indicador de que o bebê está pero de nascer é a dilatação do colo do útero, que aumenta à medida que o trabalho de parto se desenvolve, mas que só pode ser observado no hospital pelo obstetra ou pela parteira através do exame de "toque".

É preciso uma dilatação de 10 centímetros do colo uterino para permitir a passagem do bebê, e esse é o período mais demorado do trabalho de parto. 

Estou em trabalho de parto! E agora?

Ao identificar que se está em trabalho de parto é importante levar em consideração o tipo de parto que se deseja:

1. Cesária

Quando a grávida deseja fazer uma cesária deve informar o obstetra dos sintomas que está sentindo enquanto se desloca para o hospital.

Na maior parte dos casos de cesária, a cirurgia já está agendada para alguns dias antes da data provável do parto e, por isso, a mulher pode não apresentar qualquer sinal de trabalho de parto.

2. Parto normal

​​Quando a grávida deseja um parto normal e descobre que entrou em trabalho de parto, deverá ficar calma e ver no relógio de quanto em quanto tempo aparecem as contrações. Isto porque o trabalho de parto é demorado e não existe necessidade de ir imediatamente para o hospital logo após os primeiros sinais, especialmente se as contrações não forem ritmadas e mais frequentes.

No início do trabalho de parto a grávida pode continuar fazendo suas atividades diárias, especialmente quando é o nascimento do primeiro filho, porque neste caso o trabalho de parto leva em média 24 horas. Veja o que comer no trabalho de parto enquanto espera o momento ideal para ir à maternidade.

Quando ir para o hospital

Deve-se ir para o hospital quando as contrações ficam muito fortes e vêm a cada 5 minutos, no entanto é importante ter em conta o trânsito e a distância para o hospital, podendo ser necessário se preparar para sair enquanto as contrações estiverem a cada 10 minutos.

Durante o trabalho de parto a dor deverá ir aumentando aos poucos, mas quanto mais calma e relaxada a mulher estiver, melhor será o processo de parto. Não há necessidade de ir para o hospital logo após a primeira contração porque o trabalho de parto ocorre em 3 fases, que incluem a dilatação, que é a fase mais demorada, fase ativa, que é o nascimento do bebê e a fase da saída da placenta. Saiba mais detalhes sobre as 3 fases do trabalho de parto.

Bibliografia >

  • Ana Karina Cavalcanti Nascimento. A hora mais esperada chegou: elaboração de um folder educativo para orientar as gestantes a respeito do trabalho de parto normal. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem, 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.
  • NHS. Signs that labour has begun. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/labour-signs-what-happens/>. Acesso em 22 Abr 2020
  • AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION. Signs Of Labor. Disponível em: <https://americanpregnancy.org/labor-and-birth/signs-of-labor/>. Acesso em 22 Abr 2020
  • AMERICAN PREGNANCY ASSOCIATION. What is the First Stage of Labor?. Disponível em: <https://americanpregnancy.org/labor-and-birth/what-is-the-first-stage-of-labor/>. Acesso em 22 Abr 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem