Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome do cólon irritável: o que é, sintomas e tratamento

Outubro 2020

A síndrome do cólon irritável é uma alteração gastrointestinal em que há inflamação da parte central do intestino grosso, resultando no aparecimento de alguns sintomas como dor abdominal, prisão de ventre ou diarreia, que podem aparecer em períodos e ser favorecida por alguns fatores como estresse, alimentação ou uso de medicamentos, por exemplo.

A síndrome do cólon irritável não tem cura, no entanto o tratamento indicado pelo gastroenterologista tem como objetivo aliviar os sintomas e promover a qualidade de vida da pessoa, podendo ser indicado uso de remédios para aliviar a dor e o desconforto e mudança nos hábitos alimentares, que deve ser orientada pelo nutricionista.

Síndrome do cólon irritável: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas do síndrome do cólon irritável

Os principais sintomas relacionados com a síndrome do cólon irritável são:

  • Dor abdominal;
  • Inchaço abdominal;
  • Náuseas e vômitos;
  • Aumento da quantidade de gases;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Sensação de esvaziamento incompleto após evacuação;
  • Presença de muco nas fezes, em alguns casos.

É comum que a pessoa com a síndrome do cólon irritável tenha períodos com ou sem sintomas, além de que os sintomas e a intensidade podem variar de pessoa para pessoa. Alguns fatores que normalmente pioram ou desencadeiam os sintomas da síndrome do cólon irritável são uso de medicamentos, alimentação rica em alimentos estimulantes e gordurosos, estresse, ansiedade ou depressão, por exemplo.

Assim, é importante que a pessoa consulte o gastroenterologista assim que surgirem os primeiros sintomas da síndrome do cólon irritável para que possa ser feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado, prevenindo novas crises.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da síndrome do cólon irritável deve ser feito pelo gastroenterologista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e e realização de exame físico. Além disso, para confirmar o diagnóstico, são solicitados alguns exames de imagem que permitem identificar qualquer alteração no intestino, como ultrassonografia abdominal e colonoscopia.

Como é o tratamento

O tratamento para a síndrome do cólon irritável deve ser feito de acordo com a indicação do gastroenterologista e tem como objetivo aliviar os sintomas se prevenir novas crises, podendo ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos que ajudem a diminuir a inflamação e, consequentemente, os sintomas.

Além disso, é importante que a pessoa seja acompanhada por um nutricionista para que seja possível fazer alguns ajustes na alimentação, excluindo da dieta alguns alimentos que possam agravar os sintomas como alimentos ricos em gordura, cafeína, açúcares e álcool, por exemplo. Veja como fazer uma dieta para cólon irritável.

Saiba mais sobre os alimentos que deve evitar para aliviar os sintomas do cólon irritável no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem