Os sintomas da anemia começam pouco a pouco, gerando adaptação, e por isso a pessoa pode levar algum tempo até perceber que realmente podem ser resultado de algum problema de saúde, e acontecem devido à diminuição dos níveis de hemoglobina, que é um dos componentes das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo.
Assim, é considerada anemia quando os níveis de hemoglobina são menores que 12 g/dL em mulheres e menor que 13 g/dL em homens. Os principais sintomas da anemia são:
- Cansaço frequente;
- Pele pálida e/ou seca;
- Falta de disposição;
- Dor de cabeça constante;
- Unhas e cabelos fracos;
- Problemas de memória ou dificuldade de concentração;
- Vontade de comer coisas que não são comestíveis, como tijolo ou terra, por exemplo;
- Tonturas;
- Alteração do batimento cardíaco, em alguns casos.

Na maioria dos casos, os níveis de hemoglobina estão diminuídos devido à deficiência de ferro no sangue, já que é necessário para a sua formação, o que pode acontecer devido ao baixo consumo de ferro no dia a dia ou como consequência de sangramentos prolongados, como menstruação abundante ou sangramento dentro do sistema digestivo, devido a uma úlcera gástrica, por exemplo.
Teste de sintomas
Se acha que pode estar com anemia, selecione quais destes sintomas está sentindo para saber qual o seu risco:
Na presença de sinais e sintomas indicativos de anemia, é importante consultar o clínico geral para que sejam realizados exames de sangue que ajudem a identificar a possível causa da anemia e ser indicado o tratamento mais adequado para prevenir complicações da anemia e aliviar os sintomas. Conheça mais sobre as possíveis causas e tipos de anemia.
Como confirmar a anemia
A melhor forma de confirmar a presença de anemia é fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de hemoglobina, para avaliar se está inferior ao recomendado. Além disso, podem ser indicados exames para avaliar os níveis de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, além de exames que ajudam a avaliar o funcionamento do fígado e dos rins, já que podem também favorecer o desenvolvimento da anemia. Veja mais sobre os exames indicados para confirmar a anemia.
Os valores de hemoglobina para que seja considerado anemia variam de acordo com a idade e outras fases da vida. A tabela a seguir indica as principais fases da vida e os valores que indicam anemia:
Idade/Fase da vida | Valor de hemoglobina |
Crianças 6 meses e 5 anos | abaixo de 11 g/dL |
Crianças dos 5 a 11 anos | abaixo de 11,5 g/dL |
Crianças entre 12 a 14 anos | abaixo de 12 g/dL |
Mulheres não grávidas | abaixo de 12 g/dL |
Mulheres grávidas | abaixo de 11 g/dL |
Homens adultos | abaixo de 13 g/dL |
Pós-parto | abaixo de 10 g/dL nas primeiras 48 horas abaixo de 12 g/dL nas primeiras semanas |
Como combater a anemia
O tratamento da anemia normalmente é feito com o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, feijão e beterraba, mas nos casos mais graves o médico pode recomendar a toma de suplementos de ferro, e nos casos gravíssimos uma transfusão sanguínea pode ser necessária. Todavia, o aumento do consumo de ferro é sempre indicado.
O que comer na anemia
Deve-se comer mais alimentos como carnes vermelhas, vísceras como fígado e miúdos, carnes de aves, peixes e hortaliças verde-escuras. Pessoas que consomem produtos animais têm menor risco de desenvolvimento de anemia ferropriva que os vegetarianos. Assim, quando a pessoa é vegetariana deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista para fazer a suplementação necessária, e a combinação dos alimentos certos também é importante para garantir os nutrientes que o corpo precisa para ser saudável.
Além de consumir mais ferro, também é indicado consumir na mesma refeição uma fonte de vitamina C. Assim, se não gosta de comer carne, pode comer couve refogada e tomar um copo de suco de laranja, porque a vitamina C aumenta a absorção do ferro presente na couve. Outro cuidado importante é não tomar café ou chá preto depois das refeições porque eles dificultam a absorção do ferro. Confira como deve ser alimentação em caso de anemia no vídeo a seguir:
Suplemento de ferro contra anemia
Para o tratamento da anemia grave o médico pode recomendar a toma de um suplemento de ferro da seguinte forma:
- 180 a 200 mg de ferro elementar por dia para adultos;
- 1,5 a 2 mg de ferro elementar por dia para crianças.
As doses devem ser divididas em 3 a 4 tomadas, preferencialmente 30 minutos antes do almoço e do jantar.
Como forma de prevenção da anemia o médico também pode recomendar a suplementação de ferro durante a gravidez e nas crianças em idade pré-escolar. A dose indicada é de aproximadamente:
- 100 mg de ferro elementar por dia para gestantes e mulheres que amamentam;
- 30 mg de ferro elementar por dia para pré-escolares e
- 30-60 mg de ferro elementar por dia para crianças em idade escolar, em períodos de duas a três semanas, pelo menos 2 vezes ao ano.
Depois de iniciar o tratamento com suplemento de ferro, depois de cerca de 3 meses deve-se repetir os exames para verificar se a anemia desapareceu.
Veja no vídeo a seguir o que fazer para melhorar a absorção de ferro e combater a anemia mais rapidamente: