Um dos principais sintomas de bronquite é a tosse, inicialmente seca, que após alguns dias torna-se produtiva, apresentando catarro amarelada ou esverdeada.
No entanto, outros sintomas comuns na bronquite são:
- Barulho ao respirar com chiado no peito;
- Dificuldade em respirar e sensação de faltar o ar;
- Febre constante abaixo de 38,5º;
- Unhas e lábios arroxeados;
- Cansaço excessivo, mesmo em atividades simples;
- Inchaço nas pernas e nos pés;
É muito comum que inicialmente se seja diagnosticado com uma forte gripe, mas com o passar do dias os sintomas de bronquite vão tornando-se cada vez mais claros, até que o médico possa fazer o diagnóstico da doença. Geralmente, a bronquite apresenta sintomas que duram por mais de uma semana.

O que fazer em caso de suspeita
Caso se apresente alguns destes sintomas e exista suspeita de bronquite é muito importante consultar um pneumologista para que ele faça uma avaliação física e peça alguns exames como raio X do tórax e exames de sangue, por exemplo, de forma a confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Quem tem maior risco de ter bronquite
Embora a bronquite possa surgir em qualquer pessoa, existem alguns fatores que parecem aumentar o risco de ter, como:
- Ser fumante;
- Respirar substâncias irritantes;
- Ter refluxo esofágico.
Ter o sistema imune enfraquecido também aumenta as chances de desenvolver bronquite. Por essa razão, idosos, crianças e pessoas portadoras de doenças do sistema imune, como AIDS, costumam ser as mais afetadas.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a bronquite é feito com a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos, repouso e hidratação. Alguns pacientes podem sofrer com esta doença durante toda a vida e neste caso devem ser sempre seguidos por um pneumologista que possa identificar suas causas e assim eliminá-las. Os mais propensos são os idosos e os fumantes, para todos os outros a bronquite tem boas chances de cura.
Quando ir ao médico
O ideal é procurar o médico sempre que existe suspeita de bronquite, no entanto, alguns sintomas que se deve estar atento incluem:
- Tosse que não melhora ou que não deixa dormir;
- Tosse com sangue;
- Catarro que vai ficando cada vez mais escuro;
- Falta de apetite e perda de peso.
Além disso, se surgir febre alta ou se a falta de ar for piorando, pode indicar uma infecção respiratória como pneumonia, devendo-se ir ao hospital o mais rápido possível. Veja quais os sintomas que podem indicar pneumonia.