Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

HPV na mulher: o que é, sintomas e tratamento

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST), causada pelo papilomavírus humano, que afeta mulheres que tiveram contato íntimo sem o uso do preservativo com alguém que possuía o vírus. 

Após a pessoa ser infectada pelo vírus do HPV, acontece a formação de pequenas verrugas como uma crista e que podem coçar, principalmente na região íntima mas também é possível que surjam na boca, afetando a garganta ou a língua. 

Por se tratar de infecção viral, não existe um remédio que possa levar a cura, e por isso o tratamento é feito com o objetivo de retirar as verrugas com pomadas específicas ou sessões a laser, apesar disso é possível prevenir a infecção pelo uso de vacinas reduzindo assim o desconforto da mulher. 

HPV na mulher: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas de HPV 

A maior parte das mulheres não apresenta nenhum sintoma de o HPV, isso porque as verrugas características desta infecção podem levar de 2 meses a 2 anos para surgir, no entanto a contaminação dos parceiros íntimos continua mesmo que não exista sinais da infecção.

Quando os sintomas de HPV estão presentes podem ser relatados:

  • Verrugas de vários tamanho na vulva, grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, colo do útero ou ânus;
  • Ardência no local das verrugas;
  • Coceira nas partes íntimas;
  • Verrugas nos lábios, bochechas, língua, céu da boca ou garganta;
  • Formação de placar por pequenas verrugas unidas.

Desta forma, caso exista a suspeita de HPV é recomendado procurar um ginecologista, para que as verrugas possam ser retiradas, pois quando esta condição não é tratada pode favorecer o aparecimento de câncer de boca e de colo do útero.

Como confirmar o diagnóstico 

O diagnóstico do HPV pode ser feito através do exame clínico-visual em toda região vaginal, porém, em alguns casos, quando as verrugas são muito pequenas pode ser necessário exames como a colposcopia e a aplicação de ácido acético para conseguir visualizar as verrugas, além do exame de sangue. Confira outros exames que podem ser usados para identificar o HPV.

Quando as verrugas do HPV estão localizadas de colo do útero, não é possível realizar o exame clínico-visual e nestes casos o diagnóstico será feito pelo exame de papanicolau, realizado pelo ginecologista.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o HPV consiste em retirar as verrugas com o uso de pomadas específicas, como o imiquimode e podofilox, por exemplo, de acordo com a recomendação do ginecologista, pelo período de entre 6 meses a 2 anos, dependendo do tamanho das verrugas e da extensão das lesões.

No entanto, para algumas mulheres, após a avaliação médica, poderá ser indicado o tratamento por cauterização, laser ou bisturi, em que as verrugas serão retiradas uma a uma. Veja como este procedimento é feito

Por se tratar de um vírus, o tratamento do HPV tem como objetivo apenas reduzir as verrugas e o desconforto da mulher, por isso para que o vírus seja eliminado do corpo, o ginecologista que acompanha o caso pode indicar uso de remédios para fortalecer o sistema imune como o interferon, além do uso de suplementos vitamínicos. 

Vacina para HPV 

Para se prevenir da infecção por HPV, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina para meninas até os 14 anos e para quem passou por um transplante de órgãos ou convive com o HIV. Confira como a vacina do HPV funciona.

Veja de forma simples como identificar, como é a transmissão e como tratar o HPV assistindo ao vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. HPV and Men - Fact Sheet. Disponível em: <https://www.cdc.gov/std/hpv/stdfact-hpv-and-men.htm>. Acesso em 01 Ago 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia prático sobre HPV - perguntas e respostas. 2017. Disponível em: <https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/dezembro/07/Perguntas-e-respostas-HPV-.pdf>. Acesso em 18 Nov 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. HPV: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/hpv#tratamento>. Acesso em 08 Jan 2020
  • PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/ AIDS DE SÃO PAULO SETOR DE ASSISTÊNCIA DO NÚCLEO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. Diretrizes para o diagnóstico e tratamento do HPV na Rede Municipal especializada em DST/ AIDS. 2008. . Acesso em 14 Mar 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem