Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

8 sintomas de intolerância à lactose

A intolerância à lactose pode ser identificada por meio de alguns sinais e sintomas que podem surgir após o consumo de leite de vaca e que podem não se manifestar quando se ingere derivados, como iogurte, queijo ou ricota, porque a lactose nesses alimentos está presente em menor quantidade. No entanto, existem pessoas mais sensíveis à lactose que mesmo ao consumir produtos lácteos derivados apresentam sintomas intensos, sendo os principais:

  1. Barriga inchada;
  2. Excesso de gases e dor abdominal;
  3. Diarreia ou prisão de ventre;
  4. Falta de energia e cansaço excessivo;
  5. Irritabilidade fácil;
  6. Dor de cabeça;
  7. Aparecimento de manchas vermelhas na pele após a refeição;
  8. Dor muscular ou nas articulações. 

A lactose é o açúcar presente no leite que o organismo e que, em condições normais, é digerido pelo organismo. No entanto, no caso da intolerância à lactose, esse açúcar não consegue ser devidamente digerido devido à diminuição ou ausência da proteína responsável por esse processo, a lactase. Além da intolerância à lactose, há também a alergia ao leite, em que acontece uma reação do organismo à proteína do leite, sendo recomendado excluir da dieta os alimentos que contenham leite. Saiba mais sobre a alergia ao leite.

8 sintomas de intolerância à lactose
 

Teste de sintomas

Se acha que pode ser intolerante à lactose, assinale os seus sintomas no teste a seguir:

  1. 1. Barriga inchada, dor abdominal ou excesso de gases após consumir leite, iogurte ou queijo
  2. 2. Alternância de períodos de diarreia ou prisão de ventre
  3. 3. Falta de energia e cansaço excessivo
  4. 4. Irritabilidade fácil
  5. 5. Dor de cabeça frequente que surge principalmente após as refeições
  6. 6. Manchas vermelhas na pele que podem coçar
  7. 7. Dor constante nos músculos ou articulações
Imagem que indica que o site está carregando

Os sintomas de intolerância à lactose no idoso são mais frequentes porque, com o passar da idade, a enzima que digere a lactose naturalmente diminui, mas também é possível ver sintomas de intolerância à lactose em bebê que são muito parecidos aos dos adultos, com cólicas, diarreia e inchaço abdominal.

Como confirmar a intolerância à lactose

Para confirmar a intolerância à lactose é recomendado consultar um gastroenterologista para que possam ser avaliados os sintomas apresentados e sejam realizados alguns exames que ajudam a confirmar o diagnóstico, como exame de fezes, de sangue e do ar expirado.

Além disso, é indicado que seja realizado o teste de exclusão alimentar, em que é recomendado deixar de consumir leite e derivados por cerca de 7 dias e, após esse período, caso não sejam notados sintomas, é indicado beber um pouco de leite e observar se há o desenvolvimento de algum sintoma. Veja com mais detalhes como confirmar a intolerância à lactose.

Assista o vídeo a seguir para saber como se alimentar em caso de intolerância à lactose:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...