Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 principais sintomas de reumatismo nos ossos

Os sintomas de reumatismo nos ossos estão relacionados com o inchaço e a dor provocados pela inflamação das articulações, que têm origem em doenças como osteoartrite, artrose, lúpus, fibromialgia, e artrite reumatoide, por exemplo. 

O reumatismo corresponde ao grupo de várias doenças que atinge músculos, ossos e articulações e que pode atingir qualquer pessoa. Em geral, os sintomas de reumatismo são mais frequentes nas articulações do joelho, quadril, pescoço ou pés, e incluem:

  1. Dor nas articulações;
  2. Inchaço e vermelhidão das articulações;
  3. Dificuldade para movimentar as articulações, especialmente ao acordar;
  4. Dor nos músculos próximos da articulação;
  5. Dificuldade para elevar os ombros até o pescoço;
  6. Dificuldade para esticar os braços sobre a cabeça;
  7. Cansaço generalizado.

O reumatismo nos ossos pode surgir em qualquer idade, mas é mais frequente em pessoas com histórico familiar de doenças reumáticas, como o lúpus ou a gota, por exemplo.

Entenda melhor o que é o reumatismo.

7 principais sintomas de reumatismo nos ossos

O que causa

O reumatismo nos ossos é normalmente associado ao envelhecimento, devido ao enrijecimento progressivo das articulações, no entanto pode acontecer em pessoas de qualquer idade e normalmente está relacionada com doenças ostearticulares ou auto-imunes, como por exemplo osteoartrite, lúpus e artrite reumatoide, por exemplo. Veja quais são as principais causas de dor nos ossos.

Possíveis consequências

É importante que a causa da dor nos ossos e nas articulações seja identificada rapidamente, caso contrário poderá limitar bastante os movimentos e levar à deterioração completa da articulação, interferindo na qualidade de vida da pessoa.

Quando ir ao médico

É importante ir ao médico caso os sintomas persistam por mais de 6 meses, principalmente se houver vermelhidão, inchaço ou calor na região da dor. 

Para avaliar a causa das dores, o médico poderá pedir exames de sangue, raio-X ou ressonância magnética, por exemplo, para em seguida iniciar o tratamento adequado de acordo com a causa. Quando descoberto no início, é possível controlar bem os sintomas do reumatismo e ter uma vida normal. Conheça algumas opções caseiras de tratamento para o reumatismo nos ossos.

Além disso, é interessante que a pessoa faça fisioterapia com o objetivo de fortalecer as articulações e evitar a sua deterioração e fazer suplementação se cálcio para evitar a desmineralização óssea. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem