Tuberculose: 6 sintomas que podem indicar a infecção

Na maioria dos casos, os sintomas de tuberculose nem sempre são percebidos no início da doença, sendo diagnosticada apenas durante a realização de exames de rotina. A tuberculose é um doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como bacilo de Koch (BK), que pode afetar principalmente os pulmões e levar o aparecimento de alguns sinais e sintomas ao longo do tempo, sendo os principais:

  1. Tosse por mais de três semanas, podendo haver sangue;
  2. Dor ao respirar ou tossir;
  3. Febre baixa;
  4. Suor frio;
  5. Sensação de falta de ar;
  6. Perda de peso sem causa aparente.

Apesar da bactérias atingir principalmente os pulmões, a bactéria da tuberculose pode também acometer qualquer outra área do corpo, como os ossos, intestino ou bexiga, resultando em sintomas gerais e específicos do órgão atingido. Saiba mais sobre a tuberculose e os tipos.

Tuberculose: 6 sintomas que podem indicar a infecção

Teste de sintomas

Caso desconfie que pode estar com tuberculose, assinale os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1. Tosse por mais de 3 semanas
  2. 2. Tosse com sangue
  3. 3. Dor ao respirar ou tossir
  4. 4. Sensação de falta de ar
  5. 5. Febre baixa constante
  6. 6. Suores noturnos que podem interromper o sono
  7. 7. Perda de peso sem razão aparente
Imagem que indica que o site está carregando

Além desses sintomas, é possível que surja sintomas relacionados com a tuberculose extrapulmonar, em que há o comprometimento pela bactéria de outros órgãos além dos pulmões, como rins, ossos, intestino e meninges. Os principais sintomas indicativos de tuberculose extrapulmonar são perda de peso, suores, febre ou cansaço, não sendo notados sintomas respiratórios, já que a doença não se desenvolve nos pulmões.

Além disso, nesse caso é possível notar dor e inchaço no local em que o bacilo está alojado, sendo importante consultar o clínico geral ou infectologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento para prevenir possíveis complicações.

Tuberculose: 6 sintomas que podem indicar a infecção

Sintomas de tuberculose infantil

A tuberculose em crianças e adolescentes provoca os mesmos sintomas do que no adulto, levando a febre, cansaço, falta de apetite, tosse por mais de 3 semanas e, por vezes, aumento dos gânglios (ínguas).

Geralmente, são necessários alguns meses para se diagnosticar a doença, pois pode ser confundida com outras e, a tuberculose pode ser pulmonar ou extra pulmonar, afetando outros órgãos da criança.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a tuberculose é gratuito e, geralmente, é feito com a dose diária de medicamentos, como a Rifampicina, por pelo menos 8 meses. Porém, o tratamento pode demorar 2 anos ou mais, se não for seguido corretamente, ou se for uma tuberculose multirresistente.

Desta forma, deve-se orientar a pessoa sobre o tempo que ela deverá tomar os medicamentos e alertá-lo para que tome os remédios todos os dias, sempre na mesma hora. Saiba mais sobre o tratamento para tuberculose.

Conheça mais sobre a tuberculose assistindo ao vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: