O sulfato de magnésio em pó é o principio ativo de um suplemento mineral conhecido como sal amargo produzido pelos laboratórios Uniphar, Farmax e Laboratório Catarinense, por exemplo.
Este produto pode ser comprado sem receita médica, mas só deve ser usado com o conhecimento médico, pois possui seus riscos e complicações, apesar de normalmente ser bem tolerado.
Para que serve
O sulfato de magnésio em pó está indicado como laxante, sendo útil também contra a azia, má digestão, deficiência de magnésio, dores musculares, artrite, flebites e fibromialgia. Apesar de não ter essa indicação na bula, o sulfato de magnésio também pode ser usado na limpeza da pele e contra a unha encravada.

Como usar
O uso do sal amargo varia de acordo com a idade:
- Adultos: Para efeito laxativo intenso e imediado devem ser utilizados 15 g de sal amargo em 1 copo de água;
- Crianças com mais de 6 anos: Usar 5 g dissolvidos num copo de água, ou segundo orientações do médico.
O sulfato de magnésio deve ser tomado segundo indicações médicas e não deve passar da dose recomendada por dia e também não deve ser utilizado por mais de 2 semanas.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do sulfato de magnésio são mínimos, sendo o mais comum a diarreia.
Quando não deve ser usado
O sulfato de magnésio ou sal amargo é contra-indicado para pacientes com disfunção renal, em crianças com menos de 2 anos ou com vermes intestinais, em grávidas e em caso de obstrução intestinal crônica, doença de Crohn, colite ulcerativa e outras inflamações do intestino.