Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 suplementos alimentares para a menopausa

Algumas vitaminas, minerais e fitoterápicos, como o cálcio, ômega 3 e vitaminas D e E, podem ajudar a prevenir doenças cujo risco aumenta com a menopausa, como a osteoporose e a diabetes, por exemplo, assim como a aliviar os sintomas característicos desta fase, como ondas de calor, secura vaginal e acumulo de gordura na barriga.

Estas substâncias podem ser obtidas através da alimentação ou de suplementação, que só deve ser feita após a indicação do médico ou do nutricionista. As vitaminas e minerais que parecem ter mais relevância para reduzir os sintomas da menopausa são:

6 suplementos alimentares para a menopausa

1. Vitamina E

A vitamina E, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajuda a reduzir o estresse no corpo, o ganho de peso e contribui ainda para a prevenção da depressão. Além disso, melhora a saúde e aparência da pele e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Veja quais os alimentos ricos em vitamina E.

2. Cálcio

O cálcio ajuda a reduzir o risco de osteoporose, especialmente para as mulheres que não optaram ou não podem fazer terapia de reposição hormonal.

Os suplementos de cálcio devem ser tomados com os alimentos, porque a presença de outras vitaminas e minerais ajudam a aumentar a sua absorção. Saiba quando as mulheres na menopausa precisam tomar suplementos de cálcio.

3. Vitamina D

A vitamina D ajuda a absorver o cálcio, garantindo uma melhoria da saúde óssea, prevenindo a osteoporose e evitando a ocorrência de fraturas ósseas. Veja quando tomar suplementos de vitamina D e qual a quantidade recomendada.

Além da vitamina D, o magnésio é um mineral que também contribui para a absorção do cálcio. 

4. Polifenóis

Os polifenóis são substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes e ainda a prevenir o envelhecimento precoce, daí a importância da sua inclusão na dieta e da suplementação para esta fase da vida.

5. Fitoestrogênios

Os fitoestrogênios demonstraram, em vários estudos, aliviar maior parte dos sintomas característicos da menopausa, já que estas substâncias conseguem mimetizar os efeitos dos estrogênios no corpo da mulher. 

Estes fitoestrogênios podem ser encontrados em alimentos como a soja e produtos de soja, tofu, linhaça, sementes de gergelim e feijão, ou em suplementos que contenham isoflavonas de soja.

6. Ômega 3

O ômega 3, além de contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, também ajuda a prevenir o câncer de mama e a depressão, cujo risco aumenta na menopausa.

Uma dieta com alimentos ricos nestas vitaminas, minerais e fitoterápicos, é uma excelente estratégia para a manutenção da saúde na menopausa. A suplementação com estas substâncias, pode dar uma ajuda extra, porém, é importante consultar um ginecologista antes de tomar essa decisão, de forma a prescrever as vitaminas e minerais adequados em cada caso, assim como as quantidades necessárias.

Veja como se sentir melhor na menopausa com os truques caseiros e naturais no vídeo a seguir:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem