O tilt test, também conhecido como teste de inclinação ou teste de estresse postural, é um exame não invasivo e complementar realizado para investigar episódios de síncopes, que ocorrem quando uma pessoa tem desmaios e apresenta perda súbita ou transitória da consciência.
Geralmente, este exame é feito em um laboratório de eletrofisiologia de um hospital ou clínica e deve ser feito com acompanhamento de um médico cardiologista e um técnico de enfermagem ou enfermeiro e para que seja feito a pessoa deve estar de jejum por pelo menos 4 horas, para evitar mal-estar e náuseas durante o teste. Depois do exame é recomendado ficar de repouso e evitar dirigir no mínimo por 2 horas.

Para que serve
O tilt test é um exame indicado por um cardiologista para complementar o diagnóstico de algumas doenças e condições como:
- Síncope vasovagal ou neuromediada;
- Tonturas recorrentes;
- Síndrome de taquicardia ortostática postural;
- Pré-síncope,
- Disautonomia.
A síncope vasovagal costuma ser a principal causa de desmaios em pessoas sem problemas cardíacos e pode ser desencadeada pela mudança de posição do corpo, por isso o tilt test é o principal exame para identificar esta condição. Entenda o que é síncope vasovagal e como tratar.
Além disso, o médico poderá solicitar outros exames para descartar outras doenças, como problemas nas válvulas cardíacas, por exemplo, podendo ser indicada a realização de exames de sangue, eletrocardiograma, ecocardiografia, Holter de 24 horas ou MAPA.
Como deve ser o preparo
Para fazer o tilt test é importante que a pessoa esteja de jejum absoluto, inclusive não ter bebido água, por pelo menos 4 horas, pois como serão realizadas mudanças de posição da maca, a pessoa pode sentir náuseas e mal-estar caso esteja com o estômago cheio. É recomendado também que a pessoa vá ao banheiro antes do exame, para que não seja interrompido ao meio.
Antes de começar o exame, o médico poderá perguntar quais medicamentos a pessoa usa diariamente e também fará questionamentos sobre o início dos sintomas e se existe alguma situação em que faça os sintomas piorarem.
Como é feito o tilt test
O exame de tilt test é realizado em um laboratório de eletrofisiologia de um hospital ou clínica e deve ser feito com a supervisão de um médico cardiologista e um enfermeiro ou técnico de enfermagem.
A duração total do exame é por volta de 45 minutos e é feito em duas fases diferentes, sendo que a primeira consiste em ficar deitado em uma maca, preso a alguns cintos, e o enfermeiro vai mudando a posição da mesa, inclinando-a para cima ao mesmo tempo que os aparelhos colocados no peito e no braço medem a pressão arterial e a frequência arterial para verificar as alterações durante o teste.
Na segunda parte, o enfermeiro oferece um remédio para colocar embaixo da língua, chamado dinitrato de isossorbida, em dose bem pequena, para que seja observado como o corpo reage com o medicamento, se a pressão arterial e frequência cardíaca se alteram muito, nesta etapa o enfermeiro também vai mudando a posição da maca.
Este medicamento usado no tilt test age como a adrenalina e por isso a pessoa pode sentir um pouco de ansiedade ou ter a mesma sensação quando se está fazendo alguma atividade física. Se a pressão arterial ficar muito baixa ou a pessoa ficar com muito mal-estar, o médico poderá interromper o exame, por isso é importante comunicar o que está sentindo.

Cuidados após o exame
Depois do tilt test a pessoa pode se sentir cansada e um pouco de enjoo, por isso deverá ficar deitado por 30 minutos para que seja observada pelo enfermeiro ou técnico de enfermagem.
Após esse período, a pessoa está liberada para retomar as atividades habituais, no entanto, recomenda-se evitar dirigir por 2 horas pelo menos. Se a pessoa teve mal-estar, pressão muito baixa ou se desmaiou durante o exame poderá precisar ficar mais tempo sobre os cuidados do médico e do enfermeiro.
O resultado do exame costuma demorar até 5 dias e é considerado negativo se não houve muitas alterações na pressão arterial durante as mudanças de posição da maca, porém quando o resultado é positiva significa que a pressão arterial mudou muito durante o teste.
Contraindicações
O tilt test não é indicado para mulheres grávidas, pessoas com estreitamento ou obstruções da artéria carótida ou aórtica ou com alterações ortopédicas que impedem a pessoa de ficar em pé. Além disso, pessoas que já tiveram acidente vascular cerebral devem ter atenção redobrada durante o exame.