Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

3 passos para aliviar o nervo ciático inflamado

Para aliviar a dor ciática, que é a dor causada pelo nervo ciático inflamado, é importante relaxar os músculos das costas, glúteos e pernas para que o nervo não fique pressionado.

Alguns passos simples, como colocar compressa quente, massagear o local da dor e fazer exercícios de alongamento são excelentes opções para aliviar a dor enquanto se espera pela consulta médica ou para complementar o tratamento médico e fisioterapêutico.

3 passos para aliviar o nervo ciático inflamado

1. Passar pomada anti-inflamatória

As pomadas anti-inflamatórias, com diclofenaco ou piroxicam, podem ser compradas na farmácia sem receita médica e ajudam a aliviar bastante a dor provocada pelo nervo ciático inflamado.

A pomada deve ser aplicada diariamente no local da dor, 2 vezes ao dia, com uma leve massagem até que o produto seja totalmente absorvido pela pele. Confira as principais opções de pomadas anti-inflamatórias.

2. Fazer exercícios de alongamento

Enquanto existe muita dor, os únicos exercícios indicados são os de alongamento para coluna lombar, coxas e glúteos. Um bom exemplo consiste em:

  • Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados, segurar uma perna de cada vez, aproximando o joelho do peito, enquanto sente que a coluna lombar alonga. Depois fazer o mesmo com a outra perna, ainda que não tenha dor nesse lado. Manter este alongamento por cerca de 30 segundos. Repetir 3 vezes, descansando alguns segundos entre cada alongamento.

Quando a dor começar a diminuir, e para evitar uma nova crise, é necessário fortalecer a musculatura abdominal e por isso os exercícios de Pilates indicados por um fisioterapeuta são os mais indicados. Pode-se começar com:

  • Ficar deitado de barriga para cima, com os joelhos dobrados e encolher a barriga, trazendo o umbigo em direção às costas, e manter essa contração abdominal enquanto respira normalmente;
  • A partir dessa posição deve-se elevar uma perna com o joelho dobrado e manter essa posição durante 5 segundos e então descer a perna. Sempre que se levantar a perna deve-se expirar. Fazer este exercício alternando as pernas por 5 vezes, com cada perna.

Estes exercícios são mostrados nesse vídeo:

3. Aplicar uma compressa quente

Outro bom tratamento caseiro para aliviar a dor e a inflamação causada pelo nervo ciático é colocar uma bolsa de água quente na final da coluna ou no local do dor, pois isto relaxa a musculatura e aumenta a liberação de endorfinas que promovem o bem-estar.

Pode-se comprar uma botija de água nas farmácias mas também se pode fazer uma compressa quente em casa, colocando arroz cru numa fronha, por exemplo. Para utilizar basta aquecer a bolsa no micro-ondas por cerca de 2 minutos, virando a fronha após 1 minuto, e depois colocar no local da dor por 15 a 20 minutos.

Outros cuidados importantes

Durante uma crise de dor ciática também é importante ter outros cuidados como não rodar o tronco, nem fletir o corpo para frente, como se quisesse pegar algo do chão. Para dormir deve-se deitar de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro entre as pernas, para manter a coluna sempre bem alinhada. Outra possibilidade é dormir de barriga para cima e colocar um travesseiro por baixo dos joelhos.

Veja qual a melhor posição para dormir e evitar problemas.

O que causa a dor ciática

A dor ciática surge quando o nervo ciático está inflamado, o que normalmente acontece quando existe compressão do nervo, que pode surgir devido ao envelhecimento natural, mas também devido a maus hábitos como ter uma postura incorreta. A dor ciática normalmente começa no final da coluna e passa pelos glúteos e parte detrás da coxa, indo até a planta dos pés. Assim, o local da dor ciática pode variar afetando qualquer ponto de todo este trajeto.

O local de dor mais comum é na região do glúteo e embora cada perna tenha seu nervo ciático, é normal que a pessoa apresente somente dor numa perna. As características da dor ciática são dor forte, em forma de pontada, fisgada, ou sensação de calor. Veja mais sobre os sintomas da dor ciática, como identificar e tratar.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...