O tratamento para celulite infecciosa deve ser feito sob orientação do dermatologista ou clínico geral, sendo recomendado principalmente o uso de antibióticos, já que é causada por bactérias que entram no corpo por meio de uma ferida ou corte na pele. Além disso é importante hidratar a pele para evitar rachaduras e tratar das feridas adequadamente, para evitar a entrada de outros microrganismos.
A celulite infecciosa é uma doença que afeta as camadas mais profundas da pele caracterizada pela vermelhidão, dor e inchaço do local afetado e outros sintomas como febre e calafrios. Apesar da celulite infecciosa ser mais frequente nas pernas e nos pés, também pode ocorrer no rosto. Entenda o que é a celulite infecciosa, possíveis causas e como confirmar o diagnóstico.

Tratamento com remédios
O tratamento com remédios para a celulite bacterina deve ser recomendado pelo dermatologista e varia de acordo com os sinais de gravidade que a pessoa pode apresentar. De forma geral, é normalmente recomendado o uso de antibiótico, podendo ser Cefalexina ou Amoxicilina, no caso da pessoa não apresentar sinais de gravidade, ou Oxacilina, Cefazolina, Sulfametoxazol-Trimetoprim ou Vancomicina no caso de serem sinais de gravidade. É importante que o tratamento de acordo com a recomendação médica, mesmo que os sinais e sintomas tenham desaparecido.
As pessoas que possuem celulite infecciosa, que possuem o sistema imunológico mais comprometido e que não respondem ao tratamento via oral devem ser hospitalizadas para que sejam acompanhadas de pelo pelos médicos e enfermeiros, receba antibióticos diretamente na veia e sejam prevenidas complicações.
Em alguns casos, o médico pode indicar também o uso de remédios analgésicos e antipiréticos, como a dipirona e o paracetamol, para reduzir a febre, que pode surgir em alguns casos.
Tratamento caseiro para celulite infecciosa
Um ótimo tratamento caseiro para celulite infecciosa são as compressas de camomila, já que é capaz de ajudar na cicatrização de feridas na pele. Para fazer este tratamento natural para celulite infecciosa, basta fazer o chá de camomila, deixar esfriar e depois, com uma luva limpa, umedecer uma compressa esterilizada no chá frio e aplicar no local afetado, durante alguns minutos. É importante que esse tratamento seja orientado pelo médico e que não substitua o uso de antibióticos, que são essenciais para eliminação do microrganismo responsável pela celulite.
É importante utilizar compressas esterilizadas para não piorar a lesão e luvas limpas para evitar ficar com celulite infecciosa na mão, caso exista alguma ferida. Além disso, é importante hidratar a pele para evitar rachaduras, ficar em repouso e elevar membro afetado com almofadas, para reduzir o inchaço e a dor característicos desta doença, prestar atenção aos sinais de infecção em pequenas feridas, e cuidar bem as feridas na pele, evitando, assim, a penetração da bactéria. Veja como cuidar da ferida e fazer um curativo para evitar infecções.
Sinais de melhora e piora
Os sinais de melhora da celulite infecciosa aparecem quando o tratamento está sendo realizado corretamento, podendo ser percebida a diminuição e o desaparecimento do vermelhidão da pele, dor e inchaço. Apesar disso, é importante continuar com o tratamento indicado, suspendendo o uso do antibiótico apenas após recomendação do dermatologista.
Os sinais de piora da celulite infecciosa surgem quando o tratamento é iniciado tarde ou é feito incorretamente e, neste caso, podem aparecer bolhas no local afetado, a pele começa a ficar preta e o indivíduo não tem sensibilidade no local. Além disso, pode haver septicemia seguida de óbito.