Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rinite alérgica: 6 principais causas e como evitar

A crise de rinite alérgica é causada pelo contato com agentes alérgenos como ácaros, fungos, pelos de animais e cheiros fortes, por exemplo. O contato com estes agentes, gera um processo inflamatório na mucosa do nariz, causando os sintomas clássicos da rinite alérgica. 

Por se tratar de um distúrbio hereditário em que a pessoa já nasce mais sensível aos agentes alérgenos, a rinite alérgica não tem cura, mas pode ser evitada. Entenda melhor o que é a rinite alérgica e como é feito o tratamento

Rinite alérgica: 6 principais causas e como evitar

As causas da rinite alérgica podem variar de acordo com o local onde a pessoa vive, estação do ano e até mesmo produtos utilizados para perfumar a casa. Entretanto, determinados tipos de alérgenos são responsáveis por aumentar a irritação da mucosa nasal, dentre os mais comuns pode-se destacar:

1. Ácaros 

O ácaro é o principal causador da rinite alérgica e embora exista durante todo o ano, no inverno, quando está mais úmido e os ambientes passam muito tempo fechados, acabam se multiplicando mais e isso pode piorar a irritação da mucosa do nariz.

2. Poeira 

Existe poeira em todos os lugares e, na maioria dos casos, não causa nenhum problema á saúde. No entanto quando está em grande quantidade pode desencadear a rinite alérgica, além de coceira nos olhos e na pele, em pessoas mais sensíveis. 

3. Pólen das plantas

O pólen é outro fator alérgeno que irrita a mucosa nasal de pessoas mais sensíveis, causando os sintomas da rinite alérgica, e que tende a ser mais forte no início da manhã ou em dias com muito vento. 

4. Fungos

Os fungos são microrganismos que se desenvolvem normalmente nos cantos das paredes e no teto, quando os ambientes estão muito úmidos, principalmente no outono, e que também podem ser responsáveis pelos sintomas da rinite alérgica.

5. Pelos e penas de animais domésticos

Os pelos e pequenas penas de animais domésticos, por serem muito finos e conter micro pedaços de pele dos animais e poeira, podem irritar a mucosa do nariz, dando início a uma crise de rinite alérgica. 

6. Produtos químicos 

Produtos químicos como, perfumes doces ou amadeirados, desinfetantes de limpeza e até cloro de piscina, são altamente alérgenos para todas as pessoas, mas no caso de histórico de rinite alérgica, o simples fato de um cheiro ser mais forte pode desencadear a crise.

Como evitar a rinite alérgica 

Para que as crises de rinite alérgica sejam evitadas é necessário atenção a pequenos detalhes, além da mudança de hábitos simples, como:

  • Remover poeira de móveis ou chão apenas com pano úmido, evitando usar espanador ou vassoura;
  • Evitar cortinas, carpetes, tapetes, almofadas e outras decorações que acumulem poeira;
  • Manter o ambiente arejado para diminuir a proliferação de ácaros e fungos;
  • Usar máscaras durante a limpeza de armários, estantes e guarda roupas;
  • Usar produtos com perfume neutro, para limpeza e higiene pessoal com perfume neutro;
  • Trocar as roupas de cama uma vez por semana, e deixar o colchão no arejar no sol;
  • Evitar estar ao ar livre em dias com muito vento, principalmente na primavera e outono.

Para as pessoas que convivem com animais de estimação é indicado manter o pelo do animal sempre aparado e limpo, e aos que possuem animais com penas, é também recomendado limpar a gaiola duas vezes por semana.

Bibliografia >

  • NHS. Causes - Allergic rhinitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/allergic-rhinitis/causes/>. Acesso em 26 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem