Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Unha inflamada: Como cuidar e Remédios

A unha inflamada resulta geralmente de uma unha encravada, causando dor, inchaço e vermelhidão. Se não for devidamente tratada, pode infeccionar, acumulando pus no dedo atingido. 

A inflamação da unha também pode ser causada pela queda de um objeto em cima dos dedos, por mau hábito de cortar os cantos das unhas, pelo uso de sapatos apertados e por infecções por fungos ou bactérias. 

Para tratar a unha inflamada, deve-se cortar a ponta da unha que está causando a inflamação com uma tesoura esterilizada, aplicar analgésicos locais para aliviar as dores, e nos casos mais graves, fazer uma cirurgia para extração da unha.

Unha inflamada: Como cuidar e Remédios

Remédio para unha inflamada

A unha inflamada pode ser tratada com o uso de cremes e pomadas com antibiótico na composição, que impedirão que a unha infeccione e a inflamação se agrave. Alguns exemplos de pomadas com antibióticos na composição são a Nebacetin, Nebacimed ou o Verutex, por exemplo.

Além disso, em alguns casos, o médico também pode recomendar a utilização de cremes ou pomadas com corticoide, que é um anti-inflamatório que ajuda a reduzir o inchaço. Exemplos de pomadas com corticoide na composição são o Berlison e o Cortigen, por exemplo. Algumas pomadas também já têm antibiótico e corticoide na composição, facilitando assim a adesão ao tratamento.

Em casos mais severos, em que se desenvolva uma infecção, pode ser necessário tomar antibióticos orais, que devem ser prescritos pelo médico.

Como cuidar da unha para evitar que fique inflamada

Os cuidados básicos a ter para evitar a unha inflamada são os seguintes:

  • Evitar que as unhas encravem, cortando-as sempre retas, nunca pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres; 
  • Retirar somente o excesso da cutícula;
  • Evitar o uso de calçados apertados e de bico fino;
  • Usar cremes emolientes para reduzir o desconforto.

Saiba mais sobre o que fazer para evitar a unha encravada.

Nos casos mais graves, com presença de bolsas de pus e tecido esponjoso no local, é preferível procurar um dermatologista para que os tecidos inflamados sejam removidos adequadamente, sem complicações.

O médico elevará o canto da unha com uma espátula, afastando-o da pele inflamada com um chumaço de algodão, eliminando a ponta de unha que está causando a inflamação, com uma tesoura esterilizada.

Depois, faz a drenagem do inchaço local, quando presente, e aplica um curativo com cremes à base de antibióticos. Pode ainda ser necessário tomar antibióticos orais, especialmente nos casos de infecções secundárias.

Para tratar a unha inflamada de forma definitiva, pode-se realizar uma cirurgia para destruir a matriz da unha  ou extraí-la completamente, mas só em último caso, pois quando a unha voltar a crescer, pode encravar novamente. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem