Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 causas de urina escura e o que fazer

A urina escura é normalmente sinal de que a pessoa não está bebendo quantidades suficientes de água durante o dia, o que deixa a urina mais concentrada e, consequentemente, mais escura. Nesse caso, a única recomendação é aumentar o consumo de água, pois assim é possível aumentar o nível de hidratação do organismo.

No entanto, outras situações mais graves e que necessitam de tratamento pode causar a urina escura, como é o caso de infecções urinárias, presença de pedra nos rins e problemas no fígado por exemplo. Assim, quando surgem outros sintomas além da urina escura, como dor e ardor ao urinar, dor no fundo das costas, febre e fezes brancas, por exemplo, é importante consultar o urologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

7 causas de urina escura e o que fazer

As principais causas de urina escura são:

1. Beber pouca água

Beber pouca água durante o dia é a principal causa de urina escura, isso porque quando se consome menos água há maior concentração das substâncias que são eliminadas na urina. Além disso, é possível que a urina tenha um cheiro mais forte.

O que fazer: É importante consumir bastante líquidos durante o dia, seja água, chás, sucos naturais ou alimentos ricos em água, pois dessa forma além de deixar a urina mais clara, o que é sinal de hidratação, é possível melhorar o funcionamento do organismo. Veja quais são os benefícios de beber água.

2. Segurar o xixi

Segurar o xixi por muito tempo também pode deixar a urina mais escura, uma vez que as substâncias que são normalmente eliminadas pela urina ficam acumuladas, alterando a cor da urina. Além disso, ao segurar o xixi por muito tempo, há maior risco de complicações, como infecções, incontinência urinária e pedra nos rins.

O que fazer: Para evitar as complicações relacionadas com o fato de segurar o xixi por muito tempo, é recomendado ir ao banheiro sempre que houver vontade de urinar, mesmo que a bexiga não esteja totalmente cheia. Dessa forma é possível que haja a eliminação das substâncias que podem estar em excesso no organismo, além de prevenir a perda da elasticidade da bexiga.

Saiba mais sobre o porquê de segurar o xixi fazer mal.

3. Infecção urinária

A infecção urinária é também uma situação frequente que pode fazer com que a urina fique escura, principalmente nos casos em que a infecção é crônica. Isso porque nesses casos pode haver comprometimento dos rins, resultando em maior concentração da urina e podendo também haver liberação de sangue na urina.

Além da urina escura, é importante que a pessoa fique atenta a outros sintomas que possam surgir como febre, dor e ardência ao urinar e sensação de peso e desconforto na bexiga, por exemplo, já que também são comuns no caso de infecção urinária.

O que fazer: Na presença de sintomas indicativos de infecção urinária, é importante consultar o urologista ou ginecologista para que seja feita uma avaliação e ser indicado o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de antibióticos para combater a infecção. Além disso, é recomendado que a pessoa beba bastante água e tenha uma alimentação saudável para acelerar a recuperação.

Veja no vídeo a seguir algumas dicas do que comer em caso de infecção urinária;

4. Pedra nos rins

A pedra nos rins também pode deixar a urina mais escura, já que é comum que essa situação é favorecida pela diminuição da quantidade de água consumida durante o dia, o que deixa a urina mais concentrada, além de também ser comum que existe eliminação de sangue pela urina, o que torna a urina mais escura.

Além da urina escura, a presença de pedra nos rins também causa dor intensa no fundo das costas e dor ao urinar, o que é bastante desconfortável.

O que fazer: É importante consultar o urologista para que seja feito um exame de imagem que permita identificar a localização da pedra no sistema urinário, além do seu tamanho e quantidade. A partir daí, o médico pode indicar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios anti-inflamatórios para aliviar os sintomas e remédios que ajudam a dissolver a pedra e favorecer a sua saída pelo xixi. 

Nos casos mais graves, em que existem várias pedras ou quando a pedra é muito grande, pode ser necessária a realização de uma pequena cirurgia para remover a pedra. Entenda como é feito o tratamento para pedra nos rins.

5. Problemas no fígado

Algumas alterações no fígado, como cirrose e hepatite, por exemplo, podem comprometer a função desse órgão e causar o escurecimento da urina. Isso porque como consequência da inflamação e perda da função do fígado, não há degradação correta da bilirrubina, que é um pigmento obtido a partir da degradação da hemoglobina, sendo eliminada em altas concentrações na urina.

Além disso, é comum que além da urina escura as fezes também fiquem mais esbranquiçadas, o que acontece não só por alteração no metabolismo da bilirrubina mas também porque a digestão das gorduras é prejudicada. Conheça outros sintomas indicativos de problemas no fígado.

O que fazer: Na presença de sinais e sintomas indicativos de problemas no fígado, é importante que o clínico geral ou hepatologista seja consultado, pois assim é possível que sejam feitos exames para identificar a causa da urina escura e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de remédios ou mudança na dieta, por exemplo.

6. Alterações nos rins

Algumas situações podem comprometer o funcionamento dos rins de forma que o processo de filtração e absorção pode ser prejudicado, o que pode fazer com que a urina fique mais concentrada e, consequentemente, mais escura.

As principais situações que podem causar sobrecarga nos rins são alimentação rica em proteínas e cálcio e uso de suplementação, infecção crônica, presença de pedra nos rins e pressão alta.

O que fazer: É importante que a causa da alteração no rim seja identificada e tratada de acordo com a orientação do urologista, pois assim é possível evitar que a função do rim seja cada vez mais comprometida e possa haver o desenvolvimento de insuficiência renal.

Assim, de acordo com a causa associada com a urina escura, o médico pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios, antibióticos ou diuréticos, realização de cirurgia ou mudança nos hábitos alimentares.

7. Sangue na urina

Outra causa que pode deixar a urina mais escura é a presença de sangue, o que pode acontecer devido a diversos fatores, como infecções urinárias que atingem a bexiga ou os rins, uso de alguns medicamentos como varfarina, aspirina ou fenazopiridina, ou câncer e rim, bexiga ou próstata, por exemplo.

Além disso, outra situação em que é verificada a presença de sangue na urina é nos primeiros dias da menstruação e isso acontece devido à mistura do sangue vaginal com a urina, sem que seja sangue na urina propriamente dito.

O que fazer: É importante que caso seja verificado sangue na urina, o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação física e sejam indicados os exames necessários para identificar a causa do sangue na urina e assim ser recomendado o tratamento mais adequado.

No caso da menstruação, é importante prestar atenção à presença de outros sintomas como febre, ardor ou dor durante à micção, pois pode ser indicativo de infecção urinaria, que deve ser tratada de acordo com a orientação do médico.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem