Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Vacina da dengue (dengvaxia): quando tomar e efeitos colaterais

A vacina contra a dengue, também conhecida como dengvaxia, é indicada para a prevenção da dengue para crianças, sendo recomendada a partir dos 9 anos de idade e adultos até aos 45 anos, que moram em áreas endêmicas e que já tenham sido infectadas por pelo menos um dos sorotipos da dengue.

Esta vacina atua prevenindo a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue, porque estimula as defesas naturais do corpo, levando à produção de anticorpos contra o vírus da dengue. Assim, quando a pessoa entra em contato com o vírus da dengue, seu corpo reage rapidamente combatendo a doença.

Vacina da dengue (dengvaxia): quando tomar e efeitos colaterais

Como tomar

A vacina da dengue é administrada em 3 doses, a partir dos 9 anos de idade, com intervalo de 6 meses entre cada dose. É recomendado que a vacina só seja aplicada em pessoas que já tiveram dengue ou que vivem em áreas onde são frequentes as epidemias de dengue porque as pessoas que nunca estiveram expostas ao vírus da dengue, podem ter maior risco de agravamento da doença, havendo necessidade de internamento hospitalar.

Esta vacina deve ser preparada e administrada por um médico, enfermeiro ou profissional de saúde especializado. 

Possíveis efeitos colaterais 

Alguns dos efeitos colaterais de Dengvaxia podem incluir dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, fraqueza, febre e reação de alergia no local de injeção como vermelhidão, coceira e inchaço e dor.

As pessoas que nunca tiveram Dengue e que residem em locais onde a doença não é tão frequente, como a região Sul do Brasil, ao serem vacinadas podem ter reações mais graves e terem que ser internadas para o tratamento no hospital. Assim, tem sido recomendado que a vacina seja aplicada apenas em pessoas que já tiveram dengue antes ou que residem em locais onde a incidência da doença é alta como região Norte, Nordeste e Sudeste.

Contraindicações

Este remédio está contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças com menos de 9 anos de idade, adultos com mais de 45 anos, pacientes com febre ou sintomas de doença, deficiência imunológica congênita ou adquirida como leucemia ou linfoma, pacientes com HIV ou que estejam recebendo terapias imunossupressoras e pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Além desta vacina, existem outras medidas importantes para prevenir a dengue, saiba como assistindo ao vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Vacina dengue. Disponível em: <https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-dengue>. Acesso em 12 Jun 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de Vacinação SBIm Criança - Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2020/2021. 2020. Disponível em: <https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-crianca.pdf>. Acesso em 12 Jun 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem