Vitamina B12: para que serve e porque pode estar alta ou baixa

A vitamina B12 é uma vitamina do complexo B presente principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e derivados, carne, peixe e frango, sendo essencial para a formação das células sanguíneas, prevenindo a anemia megaloblástica, uma doença causada pela deficiência de vitamina B12.

Além disso, a vitamina B12 também é fundamental para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso central, e para o metabolismo das proteínas e dos carboidratos dos alimentos, ajudando a manter uma boa disposição física e mental.

A vitamina B12 também é encontrada em alimentos fortificados, ou suplementos, que podem ser na forma de cápsulas, comprimidos, gotas ou na forma injetável, sendo indicados somente em casos de deficiência dessa vitamina. Entenda como tratar a deficiência da vitamina B12.

Vitamina B12: para que serve e porque pode estar alta ou baixa

Para que serve a vitamina B12

​A ingestão adequada de vitamina B12 ajuda no desempenho de algumas funções no organismo, incluindo:

  1. Ajudar a manter a saúde do coração, uma vez que níveis adequados da vitamina B12 no organismo pode impedir o aumento dos níveis de homocisteína no sangue, um aminoácido que, em grandes quantidades, está relacionado com doenças cardiovasculares;
  2. Evitar a anemia megaloblástica, pois a vitamina B12 participa da formação das células sanguíneas, ajudando no transporte de oxigênio e nutrientes para as células. Entenda o que é e como tratar a anemia megaloblástica;
  3. Melhorar a disposição física e mental, pois a vitamina B12 auxilia no metabolismo dos carboidratos, ajudando a manter a energia no organismo;
  4. Manter a saúde dos neurônios, visto que a vitamina B12 participa da formação e manutenção das funções das células do sistema nervoso central.

No entanto, para se obter os benefícios dessa vitamina, é importante manter a ingestão regular dos alimentos fonte da vitamina B12, assim como é essencial manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.

Onde encontrar vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal,  como leite e derivados, carnes, fígado, frango, peixes, frutos do mar e ovos. Veja uma lista com os principais alimentos ricos em vitamina B12.

No entanto, apesar de não conterem naturalmente a vitamina B12, alguns alimentos de origem vegetal, como cereais matinais, leites vegetais e levedo de cerveja, podem ser enriquecidos com essa vitamina, sendo opções interessantes para quem segue um estilo de alimentação vegetariana.

Ingestão diária recomendada

A quantidade de ingestão recomendada de vitamina B12 varia de acordo com a idade, como indicado na tabela a seguir:

Idade 

Ingestão diária recomendada (mcg)

De 0 a 6 meses

0,4 mcg

De 6 a 12 meses

0,5 mcg

De 1 a 3 anos

0,9 mcg

De 3 a 8 anos

1,2 mcg

De 9 a 13 anos

1,8 mcg

Homens e mulheres acima 14 anos

2,4 mcg

Além disso, mulheres grávidas precisam consumir 2,6 mcg de vitamina B12 por dia. Já a ingestão recomendada para mulheres que amamentam é de 2,8 mcg de vitamina B12 por dia.

Quando tomar suplementos de vitamina B12

Os suplementos de vitamina B12 podem ser necessários quando a ingestão de alimentos fonte dessa vitamina é baixa, como em dietas vegetarianas estritas, ou em situações onde o organismo não consegue absorver a vitamina, como em casos de cirurgias de estômago.

A suplementação com a vitamina B12 na forma de comprimidos, líquidos ou injetável deve ser sempre prescrita por um médico ou nutricionista, após a avaliação dos níveis da vitamina no organismo, que é feita através de um exame de sangue ou de urina.

Veja com a nutricionista Tatiana Zanin algumas dicas sobre alimentos e suplementos de vitamina B12:

Quando a vitamina B12 fica alta ou baixa

Algumas situações, como alimentação, cirurgia ou uso de alguns medicamentos, podem alterar os níveis de vitamina B12 no organismo, o que pode ser verificado através da realização de exames de sangue, como a dosagem de vitamina B12, exame de urina e da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa.

Vitamina B12 baixa

A vitamina B12 pode estar baixa em pessoas que não comem carne, peixe, ovos ou laticínios. Baixos níveis de vitamina B12 também podem ocorrer em pessoas com anemia perniciosa, uma doença autoimune que diminui a produção de fator intrínseco no estômago, uma substância fundamental para absorver a vitamina B12.

Níveis de vitamina B12 também podem estar baixos no organismo de idosos e em quem passou por cirurgia de redução de estômago ou intestino, pois estas pessoas têm menor produção de fator intrínseco. Quem possui doença de Crohn ou doença celíaca, que são situações que causam diarreias frequentes, também podem apresentar baixos níveis de vitamina B12 no organismo.

Além disso, o uso de medicamentos que bloqueiam ou neutralizam a produção de ácidos no estômago, ou que diminuem a produção de bactérias benéficas no estômago e intestino, como omeprazol e antibióticos, também pode diminuir os níveis de vitamina B12, podendo causar sintomas como dormência nas mãos e pés e dor de cabeça. Conheça outros sintomas e veja como tratar a vitamina B12 baixa.

Vitamina B12 alta

A vitamina B12 alta no organismo é uma condição muito rara, pois o corpo normalmente elimina o excesso dessa vitamina pela urina ou suor, mesmo durante o consumo de suplementos com altas doses dessa vitamina.

No entanto, o aumento dos níveis de vitamina B12 no organismo, pode indicar a presença de algumas doenças, como cirrose, hepatite, policitemia vera ou alguns tipos de câncer, como a leucemia mieloide crônica. Nestes casos, é aconselhado passar por uma consulta com um médico para que se avalie as causas e seja recomendado o tratamento adequado.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Novembro de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Novembro de 2021.

Bibliografia

  • LACOMBE, Valentin et al. Persistent elevation of plasma vitamin B12 is strongly associated with solid cancer. Nature. Vol.11. 1-7, 2021
  • SCHOOL OF MEDICINE OF MOUNT SINAI. Vitamin B12 level. Disponível em: <https://www.mountsinai.org/health-library/tests/vitamin-b12-level>. Acesso em 17 Nov 2021
  • INTERNATIONAL LIFE SCIENCES INSTITUTE DO BRASIL. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes: vitamina B12 . 2017. Disponível em: <http://ilsibrasil.org/wp-content/uploads/sites/9/2017/07/Fasc%C3%ADculo-COBALAMINA.pdf>. Acesso em 17 Nov 2021
  • HAVARD SCHOOL OF PUBLIC HEALTH. The nutrition source: vitamin B12. Disponível em: <https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamin-b12/>. Acesso em 16 Nov 2021
  • NATIONAL INSTITUTE OF HEALTH - OFFICE OF DIETARY SYPLEMENTS. Nutrient Recommendations: Dietary Reference Intakes (DRI). 2011. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/HealthInformation/Dietary_Reference_Intakes.aspx>. Acesso em 17 Nov 2021
  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH- OFFICE OF DIETARY SUPPLEMENTATION. Dietary Supplement Fact Sheets: vitamin B12. 2021. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminB12-HealthProfessional/>. Acesso em 17 Nov 2021
Mais sobre este assunto: