Xilocaína: para que serve, como usar e efeitos colaterais

A Xilocaína é um remédio que contém lidocaína na sua composição, um tipo de anestésico muito usado para o alívio da dor na pele ou nas mucosas, causadas por queimaduras, herpes zoster ou labial, hemorroidas ou fissuras anais, por exemplo, pois age bloqueando o impulso nervoso da dor para o cérebro. Além disso, também pode ser usada pelo médico para realização de exames como cistoscopia ou colocação de cateter no canal da urina.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácia ou drogarias na forma de pomada dermatológica ou odontológica com sabor laranja, ou gel e deve ser usada com indicação médica.

Xilocaína: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

A Xilocaína é indicada para aliviar a dor na pele ou nas mucosas, em algumas condições como:

  • Queimaduras leves;
  • Queimaduras de sol;
  • Herpes zoster;
  • Herpes labial;
  • Prurido ou coceira intensa na pele;
  • Picada de inseto;
  • Rachadura de seios;
  • Hemorroidas ou fissuras anais.

A Xilocaína também pode ser utilizada pelo médico para aliviar a dor durante exames do reto ou intestino, como proctoscopia ou sigmoidoscopia, exame da bexiga, como cistoscopia, para colocação de cateter ou sonda no canal da urina ou para intubação endotraqueal. 

Além disso, a Xilocaína odontológica é indicada para anestesiar a gengiva antes da injeção de anestésicos, pelo dentista, ou para remoção do tártaro.

Como usar

O modo de uso da Xilocaína consiste na aplicação de uma fina camada na região afetada, podendo ser aplicada com uma gaze.

1. Xilocaína pomada dermatológica 50 mg/g

A Xilocaína pomada deve ser usada somente sobre a pele ou mucosa, aplicando uma camada fina na região afetada, utilizando uma gaze estéril. As doses e o tempo de  tratamento devem ser orientados pelo médico.

No caso de aplicar nos seios, deve-se retirar a pomada, lavando a pele com água e sabonete neutro, antes da próxima amamentação.

A bisnaga da pomada de Xilocaína pode ser usada até 3 meses depois de aberta. 

2. Xilocaína pomada odontológica 5%

A xilocaína pomada odontológica sabor laranja a 5% deve ser aplicada pelo dentista antes da injeção de anestésico ou da remoção de tártaro, aguardando de 2 a 3 minutos para que tenha o efeito anestésico desejado.

3. Xilocaína gel 2%

A Xilocaína gel 2% deve ser usada pelo médico por via uretral, em homens ou mulheres, para anestesiar a mucosa do canal da urina, para colocação de cateter, tubo ou sonda, para realização de exames ou para o tratamento da dor causada por inflamação na uretra ou bexiga.

As doses da Xilocaína gel devem ser calculadas pelo médico, de acordo com cada caso e de forma individualizada.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a Xilocaína são irritação na pele, nervosismo, tontura, convulsão, dificuldade para respirar, queda de pressão arterial ou batimentos lentos no coração.

A Xilocaína pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar sintomas de reação alérgica.

Quem não deve usar

A Xilocaína não deve ser usada por mulheres grávidas, crianças com menos de 5 anos ou com menos de 20 Kg, ou por pessoas que tenham alergia à lidocaína ou qualquer outro componente da fórmula. Esse remédio na forma de pomada ou gel não deve ser usado nos olhos.

Além disso, a Xilocaína só deve ser usada durante a amamentação com indicação médica. 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • JANOWSKA, A.; et al. 5% Lidocaine Hydrochloride Cream for Wound Pain Relief: A Multicentre Observational Study. J Invest Surg. 1-4, 2020
  • RIDDERIKHOF, M. L. Anesthesia with topical lidocaine hydrochloride gauzes in acute traumatic wounds in triage, a pilot study. Int Emerg Nurs. 28. 25-8, 2016
  • LEE, H. S. Recent advances in topical anesthesia. J Dent Anesth Pain Med. 16. 4; 237-244, 2016
  • DRUGS.COM. Lidocaine topical. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/lidocaine-topical.html>. Acesso em 16 Set 2021
  • ASPEN PHARMA. Xylocaína pomada. 2019. Disponível em: <https://www.qualidoc.com.br/file/general/Bula-1054848.XylocainaPomada50mg25g.pdf>. Acesso em 16 Set 2021
Mais sobre este assunto: